Quarta-feira, 17 de novembro de 2010, atualizada às 19h06

Padronização das calçadas começa pela Santo Antônio e pode ser estendia para outras vias

Aline Furtado
Repórter
Rua Santo Antônio

A rua Santo Antônio, localizada na região central de Juiz de Fora, é a primeira a receber obras para padronização das calçadas. As alterações poderão ser estendidas a outras vias, como a Olegário Maciel e a Independência.

O arquiteto e chefe do Departamento de Projetos da Secretaria de Obras (SO), Leonardo de Paula, explica que a intenção é padronizar. "A ideia é expandir os conceitos que serão usados nos quase dois quilômetros de passeios da Santo Antônio."

De acordo com o secretário de Obras, Jefferson Rodrigues Júnior, ainda não foi definido se as calçadas da Independência e da Olegário Maciel serão modificadas em sua totalidade. "O que está certo, por enquanto, é que a Santo Antônio será totalmente contemplada. Estamos desenvolvendo estudos topográficos a fim de analisarmos a situação das outras ruas."

Ele explica que os passeios receberão uma faixa de serviço, que será construída próxima ao meio-fio. A faixa terá entre 60 e 70 centímetros de largura e deverá ser utilizada para a instalação de postes, placas, caixas de serviços, lixeiras e árvores. "O material usado deve ser de fácil remoção, como blocos intertravados."

Rua Santo AntônioAs calçadas contarão, ainda, com piso direcional tátil de 40 centímetros de largura, com listras horizontais. "O objetivo é garantir segurança e acessibilidade." Outra faixa será a livre, construída com piso de concreto vassourado, que contém ranhuras, a fim de não ficar escorregadio.

"O que já é possível afirmar é que as pedras portuguesas serão retiradas dos passeios da rua Santo Antônio, o que não significa que não serão reutilizadas nas outras ruas", destaca o arquiteto.

A Santo Antônio conta com o investimento de R$ 1,6 milhão, os quais estão sendo empregados na reestruturação asfáltica e na remodelação das calçadas. As obras abrangem desde a avenida Independência até a rua Silva Jardim e a verba foi repassada pelo Governo Estadual, por meio de projeto de financiamento.

O secretário afirma que a previsão é que as obras na Santo Antônio sejam concluídas em até oito meses. "Mas pretendemos reduzir o prazo, tendo em vista o menor transtorno à população. Sabemos, entretanto, que pode ser necessário suspendê-las temporariamente devido ao movimento de final de ano."

Esquinas e piso elevado

Com a intenção de garantir a segurança, serão instalados, nas esquinas, dispositivos para travessia de pedestres. "Serão dispositivos de acessibilidade, como rampas em sequência da calçada e rampas ampliadas, que irão aproximar as esquinas e definir as baias de estacionamento."

Próximo às esquinas, será instalado o piso de alerta para pessoas portadoras de deficiência, idosos e crianças. Além disso, Paula explica que serão implantadas passagens elevadas, os traffic calming, em vários pontos da Santo Antônio. "Na altura da esquina da via com a Marechal, serão instalados três, já nas proximidades do Floriano Peixoto, serão dois dispositivos."

Para o corretor de imóveis e cadeirante, Marcos Caruso Ferreira, as mudanças vão contribuir para melhor deslocamento. "Nós, que temos algum tipo de deficiência, temos problemas de locomoção e são necessárias medidas urgentes para que tenhamos segurança e mais facilidade."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!