Políticos da região compõem novo secretariado do Governo de Minas Gerais
Repórter
Três políticos da região estão entre os 19 nomes que irão ocupar o novo secretariado do Governo de Minas Gerais. O alto escalão mineiro foi divulgado nesta quarta-feira, 29 de dezembro, e tem Lafayette Andrada (PSDB) na Secretaria de Defesa Social, Bráulio Braz (PTB) nos Esportes e Antônio Jorge Souza Marques (PSDB) na Saúde. Andrada e Braz devem deixar seus mandatos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ambos foram reeleitos nas eleições de 2010. Já Marques assume definitivamente a pasta que ocupava como secretário interino.
A lista anunciada pelo governador reeleito Antônio Anastasia (PSDB) tem 12 novos nomes, ocupando as pastas da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Elmiro Nascimento), da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Nárcio Rodrigues), da Cultura (Eliane Parreiras), da Defesa Social (Lafayete Andrada), do Desenvolvimento Econômico (Dorothea Werneck), do Desenvolvimento Social (Wander Borges), do Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Bilac Pinto), de Esportes e da Juventude (Bráulio Braz), do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Adriano Magalhães), dos Transportes e Obras Públicas (Carlos Melles) e do Turismo (Agostinho Patrus Filho), além da recém-criada Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, que deixa de ser extraordinária para se tornar efetiva, sob comando de Gil Pereira.
A Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais deixa de existir e passa a se chamar Secretaria da Casa Civil e Relações Institucionais, continuando sob a direção de Maria Coeli Simões. Outros nomes que seguem na estrutura do Governo são Antônio Jorge Souza Marques (Saúde), Danilo de Castro (Governo), Leonardo Colombini (Fazenda) e Renata Vilhena (Planejamento e Gestão). Já Ana Lúcia Gazzola deixa a Secretaria de Desenvolvimento Social e assume a Secretaria de Educação.
Além das secretarias de Estado, o governador anunciou três secretários extraordinários: o da Regularização Fundiária, Manoel Costa, que respondia pela extinta Secretaria Extraordinária de Reforma Agrária; o da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, que deixa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico; e o de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira. Foram anunciados, ainda, os nomes dos presidentes das empresas estatais, dos órgãos da administração indireta e dos comandantes militares e da Polícia Civil (veja lista completa abaixo). O líder do governo na ALMG será o deputado estadual Luiz Humberto (PSDB).
Suplentes que podem assumir
A entrada de políticos eleitos no último pleito proporcional no alto escalão do Governo de Minas pode levar oito suplentes a tomar posse. Quatro deles são deputados estaduais, sendo dois da coligação PP/DEM/PSDB — Romel Anízio e Ana Maria Rezende Vieira — e dois da coligação PTB/PSB — Delvito Alves e Edy Araújo Júnior (Juninho Araújo da Rádio Tropical). Por enquanto, o juizforano Rodrigo Mattos (PSDB) fica sem a vaga na ALMG. Outros quatro deputados federais suplentes podem assumir com a saída de quatro nomes do PSDB: Vitor Penido, Bonifácio Andrada, João Bittar e Jairo Ataíde, não diplomado.
Novo secretariado
Secretarias efetivas
- Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Elmiro Nascimento
- Casa Civil e Relações Institucionais – Maria Coeli Simões
- Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Nárcio Rodrigues
- Cultura – Eliane Parreiras
- Defesa Social – Lafayete Andrada
- Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte – Gil Pereira
- Desenvolvimento Econômico – Dorothea Werneck
- Desenvolvimento Regional e Política Urbana – Bilac Pinto
- Desenvolvimento Social – Wander Borges
- Educação – Ana Lúcia Gazolla
- Esportes e da Juventude – Bráulio Braz
- Fazenda – Leonardo Colombini
- Governo – Danilo de Castro
- Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Adriano Magalhães
- Planejamento e Gestão – Renata Vilhena
- Saúde – Antônio Jorge Souza Marques
- Trabalho e Emprego – Carlos Pimenta
- Transportes e Obras Públicas – Carlos Melles
- Turismo – Agostinho Patrus Filho
Secretarias extraordinárias
- Secretário Extraordinário da Copa do Mundo – Sérgio Barroso
- Secretário Extraordinário de Gestão Metropolitana – Alexandre Silveira
- Secretário Extraordinário de Regularização Fundiária – Manoel Costa
Outras nomeações
- Cemig – Djalma Morais
- Copasa – Ricardo Simões
- Codemig – Osvaldo Borges
- BDMG – Matheus Cotta Carvalho
- Gasmig – Fuad Noman
- Servas – Andrea Neves
- Secretaria Geral – Gustavo Magalhães
- Advocacia Geral do Estado – Marco Antônio Romanelli
- Controladoria Geral do Estado – Moacyr Lobato
- Gabinete Militar do Governador – Cel. Luiz Carlos Martins
- Polícia Militar de Minas Gerais – Cel. Renato Viera de Souza
- Polícia Civil – Jairo Léllis
- Corpo de Bombeiros – Cel. Sílvio Antonio de Oliveira Melo
- Escritório de Prioridades Estratégicas – Tadeu Barreto
Os textos são revisados por Thaísa Hosken
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!