Quarta-feira, 5 de janeiro de 2011, atualizada às 17h

Falta de coleta de lixo expõe população à sujeira e a riscos

Aline Furtado
Repórter
Lixo acumulado

Moradores de vários bairros de Juiz de Fora têm convivido com o acúmulo de lixo, causado pela falta de coleta por parte do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb). De acordo com a população, o problema está sendo enfrentado desde o Natal.

"Não entendo o que está acontecendo. O caminhão passou aqui na última terça-feira [4 de janeiro], mas não levou todo o lixo. Uma parte da rua está com detritos acumulados desde a última coleta, que foi feita na quinta-feira da semana passada [dia 30]", conta a moradora do bairro Ipiranga, Nilcea Souza.

O normal seria que a coleta fosse realizada, no bairro, às terças, quintas e aos sábados. Entretanto, na última terça-feira, o caminhão recolheu apenas parte do lixo. "Já vi ratos passando pelo local onde o material está amontoado. Além disso, tem o problema do mau-cheiro, que já está insuportável. Nesta época do ano, isso é agravado devido aos restos de comidas provenientes das festas de final do ano." Segundo Nilcea, o acúmulo ocorreu também após o Natal.

Lixo acumuladoA indignação da moradora é compartilhada pelo também morador do Ipiranga, José Fernando Bigogno. "Em duas semanas, já é a segunda vez que passamos por isso. O cheiro está insuportável, e só não é pior porque o sol não está quente. Além disso, o número de mosquitos e outros insetos está maior depois do acúmulo", conta ele, que é proprietário de uma fábrica de biscoitos, próxima a um ponto onde o lixo foi depositado pelos profissionais do Demlurb, sem que fosse recolhido pelo caminhão.

Além do Ipiranga, moradores de bairros como Linhares, Santa Cruz e Vila Montanhesa (ver mapas) também vêm enfrentando problemas causados pelo acúmulo de lixo. De acordo com o diretor de operações do Demlurb, José Fabiano de Resende, a falta de coleta está sendo regularizada. "Tivemos atraso em função do aumento do volume de lixo, que chega a ser 15% maior após as comemorações de fim de ano, em comparação com dias normais. Além disso, a chuva acaba dificultando o trabalho, mas já providenciamos o reforço da coleta, com caminhões usados na capina, para que a situação seja normalizada ainda nesta quarta-feira, dia 5."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!