Imóveis tombados em São João del-Rei são monitorados devido às chuvasMais dez cidades de Minas Gerais decretam situação de emergência, sendo cinco na Zona da Mata. Em Jamapará, número de corpos encontrados chega a 20
Repórter
12/1/2012
Devido às chuvas constantes que vêm caindo nos últimos dias, São João del-Rei, município que fica a 140 quilômetros de Juiz de Fora, está em estado de alerta quanto ao monitoramento de sete imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Os passeios de Maria Fumaça, entre São João del-Rei e o município vizinho de Tiradentes, também foram suspensos temporariamente devido às chuvas. Segundo a Defesa Civil da cidade, o número de famílias atingidas pelas inundações chega a 300. Três casas desabaram e uma corre risco de cair.
De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, as enchentes causadas pela elevação do nível das águas do rio das Mortes, que chegou a cinco metros acima do nível normal, e do córrego dos Lenheiros, além dos deslizamentos, deixaram 2,4 mil pessoas desalojadas, 25 desabrigados e atingiu 800 residências. As escolas municipais foram disponibilizadas para receber os atingidos.
As áreas mais atingidas são os bairros Colônias do Giarola e do Felizardo. Há possibilidade de o Carnaval da cidade ser cancelado para que a verba seja destinada às vítimas das chuvas e às obras de reconstrução. As chuvas afetaram também o município de Tiradentes, que ficou inundado. Entretanto, o Centro Histórico, onde ficam localizados os imóveis tombados pelo Iphan, não foi atingido.
- Mais duas cidades da Zona da Mata decretam situação de emergência devido às chuvas
- Cidades fazem limpeza e contabilizam prejuízos acarretados pelas chuvas
- Avalanche de terra destrói oito casas e soterra 20 pessoas na divisa do Rio com Minas Gerais
MG tem 137 cidades em situação de emergência
De acordo com o mais recente boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, divulgado nesta quinta-feira, 12 de janeiro, o número de cidades que decretaram situação de emergência chega a 137. Em comparação com o último balanço, divulgado na última quarta-feira, dia 11, o aumento foi de dez municípios.
Entraram para a lista os municípios Augusto de Lima e São Brás do Suaçuí, na região central; Ijaci, no Sul do Estado; Antônio Prado de Minas, Pedra do Anta, São Miguel do Anta, Senhora de Oliveira e Simão Pereira, na Zona da Mata; Januária, no Norte, e Dom Cavati, no Vale do Rio Doce de Minas.
Milhares de pessoas tiveram que abandonar suas casas, temporariamente, e outras não poderão voltar aos imóveis danificados. Segundo a Defesa Civil, o número de desalojados chega a 46.970, enquanto o de desabrigados é de 3.145.
Vinte corpos são encontrados em Jamapará
Subiu para 20 o número de corpos encontrados após o soterramento ocorrido na madrugada de segunda-feira, dia 9, em Jamapará, distrito de Sapucaia, cidade localizada na divisa do estado do Rio de Janeiro com Minas Gerais.
Até a última quarta-feira, 11, 18 mortos haviam sido localizados. Nesta manhã, por volta das 7h30, o corpo de um homem de 67 anos foi encontrado. Mais tarde, às 11h30, outro corpo ainda não identificado foi localizado.
Segundo informações da assessoria da Prefeitura de Sapucaia, pelo menos mais três corpos devem estar soterrados.
Veja fotos de São João del-Rei
Fotos: Prefeitura de São João del-Rei
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!