Projeto quer tirar 6 mil famílias juiz-foranas da situação de extrema vulnerabilidade social
Seis mil famílias de Juiz de Fora foram contempladas para receber o apoio da Vigilância Social, em um projeto denominado Agenda Família 6 Mil. A iniciativa foi lançada durante a manhã desta quarta-feira, 4 de julho, pela Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). De acordo com a assessoria de comunicação da SAS, a proposta de implantar a Vigilância Social na cidade será baseada no monitoramento e apoio, com ações sociais, das famílias que encontram-se em situação de extrema vulnerabilidade social.
Em desenvolvimento desde junho de 2011, o programa Agenda Família 6 Mil configura-se como forma de identificar essas famílias consideradas em risco social e vinculá-las a serviços, ações ou programas sociais da Secretaria de Assistência Social. Para isso, os profissionais buscam conhecer as diversas formas de vulnerabilidades sociais da população do território de cada um dos nove Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
- Projeto Consultório de Rua recebe veículo para atuar em Juiz de Fora
- Quadrilha do edredom dá golpe em mais uma vítima em Juiz de Fora
- Base do Programa Ambiente de Paz é inaugurada no bairro Santa Cruz
Dentro do projeto, as famílias identificadas passarão a receber, mensalmente, a visita de um agente social que, de posse de um prontuário contendo informações detalhadas sobre a situação familiar, trabalhará ações para tirá-las dessa condição e/ou evitar que elas recaiam em risco ou ainda que haja violações de direitos. A implantação do programa resultou no desenvolvimento de um sistema eletrônico que gerencia os dados familiares e gera os prontuários necessários para o trabalho dos agentes sociais. Foram produzidos, também, 82 mapas delimitando os territórios socioassistenciais da cidade.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!