Morre Antônio Felício Macário, o violeiro do Calçadão
O violeiro Antônio Felício Macário, personagem visto frequentemente tocando viola no Calçadão da rua Halfeld, em Juiz de Fora, morreu nesta quarta-feira, 14 de novembro, em Conselheiro Lafaiete, enquanto cantava em uma rua do município.
O violeiro estava na cidade mineira pelo menos desde a última terça-feira, dia 13. Ele cantava repentes em frente à Prefeitura, por volta das 14h, quando sentiu-se mal e procurou por socorro na policlínica. Com dores no peito, foi encaminhado diretamente para a emergência. Meia hora depois faleceu. Medicamentos para hipertensão foram encontrados em seus pertences.
Antônio Macário, natural de Rio Espera (MG), alegrava os juiz-foranos com sua voz forte e o som marcante de sua viola. Passou em vários lugares trabalhando em fazendas e lavouras. Atuou como funcionário da empresa Odebrecht, em Ouro Branco (MG) e como pedreiro. Chegou a Juiz de Fora em 1972 para trabalhar em fazendas. Seis anos mais tarde, começou as apresentações, com modas de viola, no bairro Benfica. Também tocava pandeiro, violão, sanfona, cavaquinho e bandolim. Suas principais referências musicais foram as duplas sertanejas Tonico e Tinoco e Jacó e Jacozinho. No dia 23, ele completaria 71 anos, data na qual seria agraciado com a Medalha Nelson Silva, pela Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Com informações da assessoria da Câmara Municipal de Juiz de Fora
Os textos são revisados por Juliana França
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!