Servidores da Cesama entram em greve no dia 23 de maio
Decisão foi tomada na tarde desta quarta, durante assembleia. Antes da determinação, funcionários realizaram uma manifestação
Repórter
16/5/2012
Os servidores da Companhia de Saneamento Municipal de Juiz de Fora (Cesama) deflagram greve a partir do próximo dia 23 de maio, quarta-feira. A decisão foi tomada durante assembleia da categoria na tarde desta quarta-feira, 16 de maio, onde cerca de 300 trabalhadores participaram do encontro, segundo o presidente do Sindicato dos Empregados nas Indústrias e Serviços de Purificação e/ou Distribuição de Água e Serviços de Esgoto de Juiz de Fora-MG (Sinágua), Ednaldo Sidclei Ladeira Ramos. Até a data, o movimento segue com a Operação Tartaruga, deflagrada na última segunda-feira, 14.
Após definida a greve, os funcionários da Cesama deslocaram até a Prefeitura de Juiz de Fora. "Conversamos com o secretário de Administração e Recursos Humanos, Vítor Valverde, e ele informou que a Prefeitura está por dentro das reivindicações da categoria, mas que tudo está sendo feito com o consentimento do prefeito." De acordo com Ramos, no dia 22, os servidores vão realizar uma tribuna livre na Câmara Municipal da cidade. "Vamos nos reunir por volta das 16h e cobrar os nossos direitos", diz.
Manifestação
Antes de os sindicalistas aprovarem a greve, na tarde desta quarta-feira, foi realizado um manifesto em frente à Câmara Municipal, onde os servidores apitavam e solicitavam apoio dos vereadores. A categoria exige, entre outros benefícios, reajuste linear para todos os funcionários de 28%. Segundo o presidente, o encontro estava marcado para a tarde desta quarta, mas na terça-feira, 16, por volta das 17h30, a Prefeitura ligou, solicitando o adiantamento da reunião. "Quando chegamos no encontro, fomos informados que eles entraram com o pedido de negociação no Ministério Público sem avisar o sindicato. Além disso, eles apresentaram um plano de trabalho, mas não queremos. Exigimos uma negociação salarial", afirma.
- Funcionários da Cesama recusam proposta de reajuste e desencadeiam Operação Tartaruga até quarta
- Funcionários da Cesama realizam assembleia pela adequação do plano de carreiras e salários
- Coral da Cesama faz apresentação no Parque Halfeld em comemoração ao Dia Mundial da Água
O objetivo da categoria é conquistar o reajuste salarial de 28% contra os 8,39% propostos pela Companhia. Segundo o presidente, apenas alguns setores do órgão, como agentes administrativos, técnicos em química e técnicos de nível superior foram contemplados no plano de carreiras e salários formulado em 2007.
Resposta
A assessoria da Cesama informa que, considerando as últimas reuniões entre a comissão de negociação salarial da empresa e o sindicato da classe, em que as propostas feitas pela companhia não foram aceitas, a Cesama reapresentou contraproposta para o Acordo Coletivo, o novo Plano de Empregos, Carreiras e Salários (PECS).
O plano foi elaborado a partir do plano atual e de estudos realizados pela empresa desde 2002, incorporando, também, sugestões dos empregados desde a sua divulgação no dia 29 de março de 2012 e, ainda, contemplando os itens pendentes da pauta de reivindicações do Sindicato.
Além disso, a assessoria afirma que julgou conveniente solicitar a mediação das negociações junto ao Ministério do Trabalho e Emprego de Juiz de Fora. Dessa maneira, as próximas reuniões de negociação ocorrerão já com a mediação do Ministério do Trabalho e Emprego de Juiz de Fora. Com o novo plano, a Cesama pretende equacionar os salários atuais com os do mercado de saneamento, reduzir a diferença entre o menor e o maior salário de 18 para 13 vezes, implantar remuneração variável de acordo com os resultados da empresa (6% do lucro líquido), que será feita igualitariamente entre todos os empregados efetivos.
Assim, os empregados com menores salários poderiam receber, a cada ano, um 14º, 15º e até um 16º salário, já que a participação nos resultados garante mais eficiência. Outra intenção é organizar o quadro de empregados em carreiras, oferecendo oportunidade de trajetória de desenvolvimento; efetivar os conceitos de níveis júnior (I), pleno (II), sênior (III) e master (IV), baseando-se em experiência e desempenho e aumentar a escolaridade e a capacitação dos empregados.
Os textos são revisados por Mariana Benicá
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!