Segunda-feira, 3 de junho de 2013, atualizada às 18h

Castelar questiona sobre falta de água e serviço de atendimento ao consumidor da Cesama

Andréa Moreira
Repórter
Torneira

A falta de água em algumas ruas da cidade e a dificuldade de atendimento na Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) fez com que o vereador Wanderson Castelar Gonçalves (PT) pedisse explicações à diretoria da empresa e solicitasse ao Ministério Público apoio para enquadrá-la no Código de Defesa do Consumidor. "Fui abordado por alguns moradores do bairro Monte Castelo, local onde resido, sobre esses problemas, então, tentei me comunicar com todas as unidades da Cesama, sem êxito. Já o 115, que deveria ser o serviço de atendimento por telefone, com funcionamento de 24 horas por dia, só dava sinal de ocupado. Somente por volta das 2h é que consegui falar com um funcionário."

Segundo Castelar, ele encaminhou dois ofícios nesta segunda-feira, 3 de junho, um para a diretoria da Cesama e outro para o Ministério público. "Esperamos que diretoria da companhia forneça os esclarecimentos sobre a situação, e que o Ministério Público, juntamente com a Câmara, crie medidas obrigando a Cesama a enquadrar o seu atendimento telefônico nos moldes do Código de Defesa do Consumidor."

Também moradora do Monte Castelo, a autônoma Maria da Glória da Silva, afirma que tentou dezenas de vezes se comunicar com a companhia, através do 115. "Perdi as contas de quantas vezes eu e meus familiares ligamos para este telefone. Isso causa um transtorno enorme, pois estávamos com um problema, durante um feriado prolongado e não tínhamos a quem recorrer," destaca Maria da Glória, ressaltando que a falta de água já aconteceu outras vezes no bairro. "Muitas vezes, principalmente aos finais de semana, a água cai apenas de madrugada."

Já o cabeleireiro Ederson Botelho Nogueira destaca que conseguiu ser atendido pelo 115, mas a falta de água está se tornando frequente. "No fim de retrasado ficamos sem água. Neste a água acabou na sexta e só retornou no final da manhã de domingo (2 de junho). Meses atrás, chegamos a ficar três, quatro dias sem água."

A assessoria de comunicação da Cesama informa que no último fim de semana, houve um problema na elevatória do bairro Esplanada, o que comprometeu o abastecimento da região. A equipe da Cesama esteve no local, buscando fazer os reparos o mais breve possível e o fornecimento de água foi normalizado na noite de domingo. Com relação à indisponibilidade do serviço de teleatendimento da companhia - 115 -, a assessoria informa que a Cesama já havia identificado tais falhas, pois o problema tem sido recorrente, e já buscou esclarecimentos com a prestadora dos serviços Oi, registrando, inclusive, um protocolo junto à Anatel no dia 3 de maio deste ano, sob o número 1379716.2013.

ACESSA.com - Falta de ?gua e atendimento ao consumidor ? questionado por vereador

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!