Igreja Católica celebra Santa Luzia em Juiz de Fora
No dia 13 de dezembro, sexta-feira, os católicos celebram o dia de Santa Luzia, conhecida por ser a protetora dos olhos. A santa será homenageada nas comunidades da arquidiocese que lembram o seu nome. Confira a programação abaixo.
Paróquia de Santa Luzia
Na Paróquia de Santa Luzia, as celebrações vão até esta quinta-feira, 12 de dezembro. No último dia da novena, após a celebração, haverá procissão luminosa pelas ruas do bairro. Já no dia dedicado a padroeira, sexta-feira, 13 de dezembro, será celebrada missa às 5h30, 7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h30, 15h, 16h30, 18h e às 19h30, presididas por Dom Gil Antônio Moreira. A Paróquia fica na rua Ingrácia Pinheiro, 160 – Santa Luzia.
- Settra realiza interdição da área azul na semana do Natal
- Defesa Civil registra 115 ocorrências em 25 horas
- Após passar a mão nas nádegas de jovem, homem é preso em JF
Capela Santa Luzia (Santana do Garambéu - MG)
Na Capela Santa Luzia de Santana do Garambéu/MG, será realizado um tríduo em honra. A última celebração será nesta sexta-feira, 12 de dezembro às 18h. Na sexta-feira haverá uma procissão às 18h seguida de missa às 18h30 com bênção da água e do óleo. Após a missa, o grupo folclórico da Paróquia Santana de Santana do Garambéu vai fazer uma apresentação, seguida por um leilão de prendas. A Capela Santa Luzia fica na Praça Dom Justino s/nº - Centro.
Capela Santa Luzia (Bicas - MG)
Nessa comunidade a Padroeira será lembrada em uma missa no dia 13 de dezembro às 18h30. Após a celebração haverá leilão de prendas levadas pelos próprios fiéis. A Capela fica na rua Padre Geraldo s/nº - Santa Luzia.
Capela Santa Luzia (Bocaina de Minas - MG)
Em Bocaina de Minas já está sendo realizada novena. Os encontros estão acontecendo na Capela São Sebastião, sempre às 7h e vão até o dia 13 de dezembro. Na Capela Santa Luzia, localizada em Palmital (área rural), haverá uma missa no dia 13, às 14h. A Capela São Sebastião fica na rua Eduardo Moreira Nascimento 138 – Centro.
Capela Santa Luzia (Olaria - MG)
Na Capela Santa Luzia de Olaria será celebrada uma missa em honra a Santa Luzia no dia 29 de dezembro, às 17h. A missa será na Comunidade Rosa Gomes (área rural).
Comunidade Santa Luzia (Rio Novo - MG)
Na Comunidade Santa Luzia, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Rio Novo, haverá no dia 13 de dezembro, às 10h, a Festa na Comunidade Missionária Santa Luzia (Mato Negro). Já às 19h30, será celebrada uma missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição com bênção dos olhos. A Matriz Nossa Senhora da Conceição fica na avenida Governador Valadares 47, Centro.
Comunidade Santa Luzia (Santos Dumont - MG)
Em Santos Dumont, na comunidade que recebe o nome de Santa Luzia, será realizado tríduo em honra dos dias 10 a 12 de dezembro. As celebrações serão sempre às 19h na Capela. No dia 12 haverá apresentação de grupos após as celebrações. No dia 13 de dezembro, sexta-feira, os fiéis vão sair em procissão pelas ruas do bairro e logo após será celebrada uma missa. Para o dia 14 está programada uma tarde de louvor a partir das 14h e um leilão de animais a partir das 16h. Em todos os dias da festa haverá funcionamento de barraquinhas. A renda será destinada às obras da capela. A Capela Santa Luzia fica em Ponte preta (área rural).
A história de Santa Luzia
Conta-se que Santa Luzia pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe a queria casada com um jovem de distinta família, porém pagão. Ao pedir um tempo para o discernimento e tendo a mãe gravemente enferma, Santa Luzia inspiradamente propôs a sua mãe que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda, e que a cura da grave doença seria a confirmação do não para o casamento. Milagrosamente foi o que ocorreu logo com a chegada das romeiras, e assim Santa Luzia voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimentos que passaria como Santa Ágeda.
Vendeu tudo, deu aos pobres, e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Santa Luzia não querendo oferecer sacrifício aos deuses e nem quebrar o seu santo voto, teve que enfrentar as autoridades perseguidoras e até a decapitação no ano de 303. Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou, pois assim testemunhou diante dos acusadores: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade".
Com informações da Arquidiocese de Juiz de Fora
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!