Movimento da sociedade civil pretende resgatar a qualidade de vida em JF
Repórter
Lançado na manhã desta terça-feira, 27 de maio, o projeto "Pra cima Juiz de Fora" busca apoio da sociedade civil para criar condições de melhoria da qualidade de vida no município. Uma agenda com ações que visam unir o coletivo foi proposta a fim de fortalecer os objetivos da iniciativa.
Quem explica é o jornalista Sérgio Bara, um dos idealizadores da proposta. "Nossa ideia é mobilizar, sensibilizar as pessoas para que tomem atitude positivas, comecem a agir para que a cidade possa melhorar. São três passos: acreditar, agir e exigir. A gente tem que virar esse jogo e acabar com o pessimismo que existe", afirma.
A proposta surgiu em uma rede social no fim de 2013. A manifestação a fim de propor um novo cenário para a cidade ganhou adeptos e fez com que o ideal saísse do ambiente virtual e se concretizasse em ações. O lançamento da campanha se inicia neste sábado, 31 de maio, e segue até o dia 12 de junho. O segundo passo será a assinatura de um manifesto para o comprometimento da sociedade civil, a Carta de Juiz de Fora, no dia 20 de julho.
Ao longo do segundo semestre, novas ações vão compor a pauta do projeto. A exposição "Juiz de Fora do Futuro" apresentará peças elaboradas por escritórios de arquitetura que refletem o projeto da cidade. Em novembro será realizado o Fórum Abrace Juiz de Fora, para discussões acerca dos objetivos que o projeto pretende alcançar.
"É uma campanha de longo prazo, mudar a cultura de uma cidade é difícil. Precisamos unir todas as forças da sociedade civil, o empresariado, as entidades, as igrejas. É uma campanha cidadã. São pequenas atitudes que, somadas, mudam a característica de uma cidade. É colocar o lixo no local e na hora certa, não quebrar lixeiras. Parece que é simples, mas as atitudes negativas proporcionam uma imagem ruim, uma degradação para a cidade", explica Bara.
A campanha já conta com apoio de nomes representativos da cidade como a cantora Sandra Portela, o diretor de teatro José Luiz Ribeiro, o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Henrique Duque, o colunista César Romero, a escritora Rosângela Rossi, a jornalista Daniela Arbex, o diretor de ensino José Ventura, o radialista Marcelo Julian, o cabeleireiro André Pavan, entre outros.
Participam também entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial, o Centro Industrial, Fiemg, Sinduscon e a UFJF. "Empresários locais também aderiram ao projeto e a proposta é que novas organizações possam se unir ao este ideal", convida.
A ação será divulgada em site e nas redes sociais e os interessados podem entrar em contato pelo e-mail.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!