Segunda-feira, 1 de dezembro de 2014, atualizada às 12h46

Sobe o número de casos de Aids em Juiz de Fora

Eduardo Maia
Repórter
Aids

O número de casos de pacientes de DST/Aids tem crescido em Juiz de Fora. Segundo o Ministério da Saúde, o número de pacientes infectados em 2013 foi de 88, ante 67 registrados em 2013 e 64 em 2012. Os dados foram apresentados na manhã desta segunda-feira, 1º de dezembro, pelo coordenador do Programa Municipal DST/Aids, Rodrigo Almeida.

"Desses 88, 32 eram mulheres e 56 homens. Juiz de Fora reflete uma tendência nacional, de crescimento maior de homens do que mulheres. No entanto, ao observar o total, são 1790 mulheres e 1783 homens, equivalendo-se. Vale ressaltar que os casos de Aids tem crescido, mas o nosso objetivo é diminuir estes números de casos na cidade através dos trabalhos que estamos desenvolvendo", reforça.

No dia que marca a luta pela prevenção contra o HIV/Aids em todo o Brasil, a Prefeitura de Juiz de Fora anunciou que a cidade passará a ser uma referência nacional na prevenção, capacitação e treinamento, tratamento de pacientes e internação especializada. A cidade já possui o maior centro de referência em todo o estado.

Atualmente, os trabalhos realizados com o apoio do Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Avenida dos Andradas, abrangem 96 municípios, além de contar com entidades como os hospitais Universitário da UFJF e da Fhemig. Observando esta estrutura, o Ministério passou a considerar Juiz de Fora uma cidade polo no tratamento em todo o Brasil, inclusive aumentando o repasse de R$ 350 mil para aproximadamente R$ 1 milhão.  

"Os números vêm aumentando e a nossa capacidade é maior ainda porque agora temos este centro de referência. O que faltava, nós temos agora que é um espaço adequado para que a equipe possa trabalhar. Temos todas as condições para atender aos municípios de toda a macrorregião", explica o secretário de Saúde, José Laerte Barbosa.

O prefeito Bruno Siqueira (PMDB), lembrou que as ações tem sido desenvolvidas pelo poder público, mas que é necessário que a população faça parte desta luta. "Temos que lembrar que é preciso se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis e a Aids ao contrário de remediar", completa.

Agentes do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) realizaram o descerramento da faixa alusiva à campanha de prevenção e combate à Aids na manhã desta segunda-feira, 1º. O ato contou com a presença de autoridades, especialistas e profissionais de saúde engajados na causa. Populares que transitavam pelo local acompanharam a ação.

 

Foto Foto

ACESSA.com - Sobe o n?mero de casos de Aids em Juiz de Fora

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!