Motoristas de vans e micro-ônibus de turismo protestam em Juiz de Fora

Nova resolução da ANTT motiva categoria a se mobilizar em todo o país contra decisão

19/08/2015

A resolução 4.777 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) causou revolta nos proprietários de vans e micro-ônibus que trabalham diretamente com turismo. Aprovada no dia 6 de julho deste ano, o documento estabelece uma série de regras que desagradaram os motoristas. De acordo com Cristiano Devilaqua, 33, dono de uma empresa do ramo, a resolução restringe a categoria. "Eles estabeleceram um limite de 540 km por dia em viagens interestaduais, e 4.000 km dentro do próprio estado. Além disso, não podemos pernoitar. Como vamos levar passageiros para Cabo Frio, São Paulo ou Aparecida do Norte desta forma? A classe que mais procura nosso serviço é a menos favorecida, para baixar os custos. Isso impacta diretamente na nossa realidade. Se não fizermos estas viagens, fica inviável e vão ocorrer demissões", comenta.

Entre outras pontos apontados como determinantes no protesto está a obrigatoriedade de todos os carros que trabalhem com transporte terem, no máximo, 15 anos, a carga tributária que a categoria está inserida, que chega a 28% e é considerada alta e a necessidade de ter um capital social de R$ 120 mil por empresa.

Durante o protesto, que começou por volta de 9h na avenida Brasil, o trânsito ficou lento por onde os motoristas passavam. Houve buzinaço e toda a ação foi acompanhada por agentes da Polícia Militar (PM) e da Settra.

ACESSA.com - Motoristas de vans e micro-?nibus de turismo protestam em Juiz de Fora

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!