Aprenda a fazer uma mini horta em casa
Além de ser bom para a saúde e o bem-estar da família, a prática é uma forma de manter um contato maior com a natureza e economizar nas feiras e supermercados
Repórter
19/09/2015
Já pesou em ter uma horta orgânica dentro de casa? Poder colher uma verdura fresquinha e sem agrotóxicos sem sair de dentro do seu lar. A proposta tem ganhado cada vez mais adeptos, que cultivam seus pequenos vasos dentro de casas e em apartamentos. Além de ser bom para a saúde e o bem-estar da família, a prática é uma forma de manter um contato maior com a natureza e economizar nas feiras e supermercados. Para saber 'direitinho' como colocar em prática esta ideia que a ACESSA.com convidou o engenheiro agrônomo, Flávio Togni Ferreira, para falar sobre o assunto. Mestre em Fruticultura e Especialista em Agricultura Orgânica e Biodinâmica, Togni afirma que há diferença no plantio de determinadas hortaliças, mas todas são indicadas para a horta urbana.
O primeiro passo para construir sua horta em casa é separar os vasos que serão usados para o plantio. Flávio Togni não restringe modelos, indicando qualquer vaso ou recipiente. A única observação é quanto a quantidade de substrato (terra para vasos) necessária para o tipo de hortaliça ou planta que será cultivada. Os materiais mais indicado são os substratos específicos, encontrados em lojas do agricultor, que também podem ser preparados com a mistura de terra vegetal, areia, esterco curtido ou composto orgânico.
- Park (ing) Day chama a atenção de pedestres no São Mateus
- Feira Orgânica do Alameda
- Museu Mariano Procópio é tombado pelo Iphan
Na hora de optar por mudas ou sementes, o engenheiro agrônomo aconselha optar pelas mudas que são mais fáceis de organizar e planejar a horta caseira. Depois de plantar a muda em um vaso escolhido, a pessoa deve regar a horta de forma adequada. Com um regador simples, o ideal é aguar diariamente, quando for em vasos, ou sempre que a terra estiver seca. "No entanto, há vasos que podem ficar até mais de 30 dias sem serem regados, que ensino a confeccioná-los no curso de hortas em apartamentos, utilizando material reciclado. Todo este processo não exige muito dinheiro, pois todos os produtos e mudas são muito baratos. O maior trabalho está em gostar de cuidar da horta e manter um ritmo de plantio, reposição das mudas e de cuidados", destaca.
Conforme Togni os vasos devem ficar em locais da casa que recebam, pelo menos, 4 horas de luz solar direta, abrigado de ventos fortes. Para garantir boas colheitas e uma horta de qualidade, o agrônomo lista algumas dicas, abaixo:
- Procure plantar próximo as hortaliças, ervas aromáticas e alguns tipos de flores, pois elas repelem os insetos que podem danificar as hortaliças.
- As regagens devem ser, preferencialmente, no final da tarde ou nas horas mais frescas do dia.
- Coloque areia ou pó de café usado nos pratos que recolhem a água dos vasos, evitando a proliferação de mosquitos.
- Sempre dê preferência aos adubos e fertilizantes naturais, e evite ao máximo o uso de produtos químicos para controlar insetos e doenças nas plantas.
- As cascas de ovos trituradas e pó de café usado são excelentes para serem colocadas nos vasos como fertilizantes.
Outra dica muito importante é estar atento aos meses especiais para cada espécie de hortaliça que irá plantar. De acordo com o agrônomo existem plantas que desenvolvem melhor se plantadas no período do verão e outras no inverno.
Curso horta urbana
Caso queira saber passo a passo de como fazer uma horta urbana, Flávio Togni ministra em sua casa oficinas para ensinar o plantio em vasos para quem reside em apartamentos e em casas com pequenos canteiros. Já foram feitas 13 oficinas neste ano. Basta enviar e-mail para flaviotogni@gmail.com confirmando interesse em participar. "É gratificante observar a crescente conscientização das pessoas quanto a qualidade do alimento que consomem e a preocupação com o uso dos agrotóxicos nos alimentos", completa Togni.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!