PJF recebe três propostas para licitação do transporte urbano
Três propostas de habilitação foram apresentadas na concorrência do processo licitatório do transporte coletivo de Juiz de Fora. A entrega dos envelopes das participantes do certame aconteceu na manhã desta segunda-feira, 30, mas o resultado final ainda não tem prazo para ser divulgado. Estão na disputa consórcios compostos por empresas locais e de outras cidades. O vencedor será responsável pela prestação do serviço de transporte coletivo urbano no município pelos próximos dez anos, podendo prorrogar por mais dez.
Três consórcios se candidataram: Manchester de Transporte Coletivo (formado pelas sociedades empresárias Goretti Irmãos Ltda. e Transportes Urbanos São Miguel Ltda.); Via JF (Transportes Urbanos São Miguel de Uberlândia Ltda., Auto Nossa Senhora Aparecida Ltda. e São Francisco Ltda.); e JF de Transportes Coletivos (Empresa Valadarense de Transporte Coletivo Ltda. e Rodopass Transporte Coletivo de Passageiros Ltda.).
- Tarifa de ônibus em Juiz de Fora pode chegar a R$ 2,70 após licitação
- Sistema de transporte coletivo terá micro-ônibus e estações de embarque pré-pago
Os dois lotes receberam propostas. Um dos consórcios se candidatou apenas para o primeiro. Outro, para o segundo. E o terceiro, para os dois. Ou seja, são duas empresas concorrendo por lote.
A partir de agora, a Comissão Especial de Licitação dará início à avaliação dos documentos de habilitação das licitantes, e, finalizada a análise, divulgará a lista dos habilitados. Após a divulgação do resultado da primeira fase, será aberto prazo de cinco dias úteis para interposição de recurso, e, posteriormente, outros cinco dias úteis para contrarrazão, em atendimento ao disposto na Lei 8.666/93. Sendo assim, o resultado dessa etapa depende do prazo necessário para avaliação e, havendo recurso, para julgamento dos mesmos. O processo licitatório prevê ainda a entrega e avaliação das propostas técnicas e de preço.
Certame
O processo licitatório foi adiado duas vezes pelo Executivo após ter edital publicado, em maio deste ano e durante este período, foram realizadas quatro audiências públicas para apresentar o edital.
Conforme a Prefeitura, a licitação tem como objetivo melhorar a qualidade do serviço prestado à população, possibilitando também maior transparência ao sistema. Além disso, visa a adequar o serviço às normas da Constituição, que exige concessões de serviço público através de licitação.
Com informações da PJF
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!