ARTIGO DE OPINIÃO - A Prefeita Margarida Salomão (PT) apresentou nessa segunda-feira (13) o conjunto de obras cadastrado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Obras que chegam a quase R$ 800 milhões. Analisando a relação de obras, vejo que são de relevância para cidade e vão realmente fazer diferença na vida dos juizforanos. Inclusive, há projetos que faziam parte de outras administrações municipais e não aconteceram.

Um pleito dessa magnitude vai mostrar o quanto nossa prefeita e consequentemente nossa cidade tem importância no cenário nacional.

Eu acredito na força da prefeita Margarida Salomão e no seu prestígio perante o presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT). Vale ressaltar que, ela é prefeita da segunda maior cidade comandada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), isso precisa fazer a diferença quando os milhares de projetos chegarem à mesa da Casa Civil. É um cobertor curto e certamente o centrão já está de olho.

Nossos parlamentares têm que atuar, independente de ideologia ou partido. Estamos precisando disso, neste momento.

Entendo que a nossa executiva não poderá medir esforços e certamente terá que lutar por nossa cidade. A aposta do PAC está na iniciativa privada e precisamos saber lidar com essa relação. Demonizar o capital, não é a saída.

O que me preocupou foi o “se”. Se não sair como planejado, a Prefeitura vai tomar outros empréstimos para fazer frente a importantes obras da nossa cidade.

Falo do “se” porque estamos endividando Juiz de Fora e certamente essa conta vai chegar. Como fazer frente a mais esse compromisso financeiro? A cidade estagnada, sem projetos de médio e longo prazo, capacidade de arrecadação limitada e hoje já enfrenta algumas dificuldades no pagamento de suas obrigações correntes.

Entendo que a cidade precisa de obras, precisa de infraestrutura, nova adutora, colégios, creche, despoluição de rios etc. mas a que custo? A prefeita tem que mostrar para a população de Juiz de Fora, qual o seu plano de desenvolvimento, qual a estratégia para trazer novos empreendimentos, como vamos "vender nossa cidade" para os empresários nacionais e internacionais. Só assim poderemos expandir nossa base de arrecadação e fazer frente a novas despesas. Tenho assistido o lançamento de vários projetos em todas as regiões de Minas e quando olho para nós, não vejo nada.

Não podemos adotar os versos dos Titãs da música epitáfio “O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído”!

Vamos torcer para que o prestígio da nossa prefeita, traga todos os investimentos necessários dentro do maior projeto de investimento do Governo PT.

Reprodução/Redes Sociais - Margarida e Lula

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!
imagem-colunista

Antônio Braga

Artigo de Opinião

Antônio Braga é empresário e consultor de planejamento estratégico. Durante muitos anos foi Diretor da TV Globo, no Rio de Janeiro, TV Panorama, em Juiz de Fora e TV Integração, em Uberlândia. Durante sua carreira como executivo, foi diretor de Planejamento/Financeiro de grandes empresas multinacionais e bancos.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal www.acessa.com

COMENTÁRIOS: