Instituído pela Organização Mundial de Gastroenterologia para mobilizar e orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestório, o dia 29 de maio foi o dia mundial de atenção à saúde digestiva.

Grande parte das pessoas que sofrem com problemas relacionados à digestão recorrem à automedicação e minimizam o problema, postergando os cuidados para outro momento, quando os sintomas reaparecem.

As doenças que acometem o trato digestório muitas vezes estão relacionadas a alguns hábitos adquiridos ao longo da vida. Alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e estresse estão entre os principais causadores de doenças relacionadas à digestão e são os responsáveis por muitos transtornos.

A prevenção continua sendo a melhor estratégia e realizar o acompanhamento com profissionais que orientam a boa qualidade de vida é altamente recomendado. Atualmente, estamos expostos a alimentos com compostos diversos e rotinas que impedem o devido autocuidado e, por isso, prevenir este tipo de problema é fundamental.

A saúde digestiva impacta diretamente no humor, no desempenho das habilidades diárias, na qualidade do sono e em outros aspectos diversos, afinal, tudo começa no intestino!

Banco de Imagem - Pessoa com as mãos na barriga, passando a ideia de dor na região do estômago.

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!
imagem-colunista

Bárbara Ribeiro Fonseca

Nutrição

Nutricionista graduada pela UFJF e pesquisadora na mesma instituição, na área de Microbiologia com foco em Probióticos. Atua como nutricionista clínica, na cidade de Juiz de Fora voltada para tratamento de sobrepeso, obesidade, doenças crônicas, autoimunes, mapeamento metabólico e modulação intestinal. Também é jornalista, graduada pela UFJF.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal www.acessa.com

COMENTÁRIOS: