Até então uma lei de n° 11.890, de 11 de dezembro de 2009, proíbe o uso de celulares e bonés nas escolas municipais. A prefeita Margarida Salomão, no entanto, quer a lei de autoria da ex-vereadora Ana do Padre Frederico seja revogada. A proposta foi feita por meio da Mensagem nº 4.519, apresentada pela Prefeitura, que entra nesta segunda-feira,17, em primeira discussão. Segundo o Executivo, tal lei não se adequa ao novo contexto tecnológico e cultural da cidade e nem com a atual Proposta Pedagógica, chamada Lê Mundo, da Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com a Mensagem, o que conduz o processo pedagógico nas escolas hoje é a informatização e o uso de ferramentas digitais nas práticas de ensino. Dentre elas, “o celular é uma ferramenta fundamental na construção de habilidades e aprendizagens”. Além disso, a proposta ressalta a cultura digital como uma nova realidade, advinda inclusive da pandemia da COVID-19, que impôs o uso de tecnologias durante o ensino remoto nas escolas.
Em relação à permissão de bonés nas escolas, a proposta destaca que a medida “fere o princípio da educação democrática como direito à liberdade de expressão, visto que um boné marca a singularidade individual ou de um grupo”.

Leia mais em Ricardo Ribeiro

Arte Acessa.com - Arte Acessa.com

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!
imagem-colunista

Ricardo Ribeiro

Nos Bastidores

Ricardo Ribeiro jornalista reconhecido em Juiz de Fora e região. Ele já atuou no Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro, como repórter e apresentador nas TV's Panorama e Integração de Juiz de Fora e nas rádios Solar, CBN e Transamérica de Juiz de Fora. Hoje atua com proposta de jornalismo independente com a coluna diária no Portal ACESSA.com e em suas redes sociais

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal www.acessa.com

COMENTÁRIOS: