Quinta-feira, 16 de julho de 2009, atualizada às 15h30

Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga comemora 20 anos e traz participações especiais em 2009

Marinella Souza
Repórter

O Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga comemora duas décadas de existência em 2009 e, segundo um dos diretores gerais da instituição organizadora do evento, Júlio César de Sousa Santos, festeja a data com a satisfação do dever cumprido.

"É um projeto vitorioso, com muitos prêmios no currículo. Isso sinaliza que ele foi percebido pela comunidade cultural da cidade, do país e do mundo. Seu objetivo inicial de fazer com que a música colonial fosse reconhecida no mundo foi atingido", avalia.

Pensando nisso, o slogan que está nos cartazes espalhados pela cidade não poderia ser outro: "O mundo hoje conhece e reverencia o patrimônio musical brasileiro". E para comemorar a data em grande estilo, participará do evento um dos precursores do movimento musical na Europa, o violinista barroco Sigiswald Kuijken.

Além de Kuijken, outras presenças ilustres são esperadas para abrilhantar a festa. Farão apresentações especiais o violoncelista brasileiro Antônio Meneses - nome de grande expressão no cenário mundial -  e o conjunto francês Le Poème Harmonique, que tem à sua frente o músico Vincent Dumestre.

Santos adianta que o esquema da 20ª edição será o mesmo das anteriores, ou seja, workshops, concertos noturnos e vespertinos em locais fechados e também ao ar livre. Para os workshops foram realizadas 650 inscrições. "Esse é o número limite que estamos mantendo desde a 5ª edição para não perder a qualidade do atendimento", diz.

A expectativa é de que uma média de 40 mil pessoas assistam aos concertos realizados dentro dos teatros. Para aqueles realizados ao ar livre, de acordo com Santos, é difícil fazer uma estimativa. O Festival tem sua estreia marcada para o próximo domingo, dia 19 de julho, e vai até do dia 1º de agosto.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes 
Os convites
Os convites serão retirados no Centro Cultural Pró-Música, localizado à avenida Rio Branco, 2329- Centro, a partir das 8h. Cada ingresso será distribuído no dia exato do concerto. Para os concertos que ocorrem em igrejas não serão necessários ingressos.       


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!