Concentra Mas Não Sai comemora 15 anos de muita foliaMostra vai retratar a história do bloco através de 1.200 fotos, que ficarão expostas no CCBM. Este ano, o desfile vai ocorrer em 19 de fevereiro

Jorge Júnior
Repórter
3/2/2011
Concentra Mais não Sai

Há 15 anos, em uma roda de amigos, na rua Dante Brochado, no bairro Alto dos Passos, surgia um bloco de Carnaval: o Concentra mas Não Sai. Fundado por Wiliam Chopinho e Maria Nogueira, o Concentra carrega em sua história momentos de alegrias e conquistas. 'Ficamos os três primeiros anos no Alto dos Passos, depois fomos para o Bar do Leo, no bairro Jardim Glória.'

Chopinho lembra que foi no Bar do Leo que o bloco ficou conhecido, mas, devido às chuvas, tiveram que mudar de local. 'Você sabe como é São Pedro, né? Carnaval com chuva é muito complicado', brinca. Foi, então, que o bloco resolveu mudar o formato da folia. Começaram a promover o pré-carnaval dentro dos clubes, formato em que é realizado até os dias atuais.

O bloco mantém a tradição de ter uma banda de sopro, preservando o estilo dos antigos carnavais. 'A banda do Maestro Tim nos acompanha no percurso.' Chopinho acrescenta que, nos desfiles, o bloco toca a marchinha do personagem homenageado e também as músicas tradicionais da festa do Momo.

Para o sambista, o maior orgulho é manter a tradição do Concentra. 'Ter o bloco é um prazer muito grande, ele tem calor humano. Em 15 anos, nunca tivemos uma briga', comemora. Toda essa história está retratada em 1.200 fotografias, registradas por Marco Aurélio e Thiago Soares, que serão expostas a partir desta sexta-feira, 4 de fevereiro, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), às 20h.

 Flavinho Maestro Tim

Homenagens

Todo ano o bloco homenageia uma personalidade do samba. Já foram lembrados pelo bloco: Ministrinho, Maestro Tim, Irmãos Guedes, Nancy de Carvalho, Flavinho da Juventude, Joãozinho da Percussão, Zé Kodak, Rita do Bar do Leo, Sandra Portela e Chico Buarque. No caso de Chico, a homenagem foi em nome de Julinho da Adelaide, pseudônimo adotado pelo cantor na época da ditadura militar. Dessa lista, Chopinho diz que os bambas que tiveram mais destaques foram o Maestro Tim, Nancy de Carvalho e Zé Kodak. "Este ano, o bloco vai fazer homenagem aos seus 15 anos. Em 2012, vamos enaltecer a Zurica, da Portella", adianta.

Expectativas

O bloco está marcado para ocorrer este ano em 19 de fevereiro. A expectativa é de 400 pessoas compareçam ao evento. 'Já vendemos 200 camisas', diz.

Nancy João da Percusão
Os textos são revisados por Thaísa Hosken


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!