Livro sobre dança originada nas senzalas será lançado em JF
O livro Saravá Jongueiro Velho! Memória e Ancestralidade no Jongo de Tamandaré será lançado nesta terça-feira, 2 de julho, no Museu de Artes Murilo Mendes (Mamm). A programação, aberta a todos os interessados, tem início às 18h com a palestra Corpo, Memória e Ancestralidade, ministrada pela professora do Colégio de Aplicação João XXIII e autora da publicação, Carolina Bezerra-Perez.
O jongo, patrimônio imaterial brasileiro, é uma prática simbólica vinda das senzalas das fazendas de café. Transmitido e recriado de geração a geração, compõe a herança da rica ancestralidade africana, sendo considerado o avô do samba.
A pesquisa fornece subsídios para o trabalho de coordenação pedagógica exercido pela autora no projeto de extensão. Às 19h, haverá também uma roda de jongo. Na roda, os participantes terão a chance de ouvir o ritmo e experimentar referências corporais da dança.
A palestra integra o 5º Festival Nacional de Dança de Juiz de Fora. O Mamm está localizado na rua Benjamin Constant, 790, Centro.
- Inscrições para a Lei Murilo Mendes começam nesta segunda
- Festival de Música Colonial terá mais de 30 concertos
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!