Fundação Espírita Allan KardecUnião de equipe e amor ao próximo reúnem voluntários
Repórter
10/05/2004
"Fora da caridade não há salvação"
. Esta máxima do capítulo XV do livro Evangelho segundo o Espiritismo é um dos lemas da Fundação Espírita Allan Kardec (FEAK). Para o diretor de divisão doutrinária e um dos membros fundadores da instituição, Armando Falconi Filho (foto abaixo), o importante é ser útil ao próximo. "A casa é administrada como uma empresa, em que o lucro é a qualidade de serviço ao próximo".
Na palestra de comemoração dos 17 anos de fundação, Falconi falou sobre o que a casa representa hoje. "A FEAK é a casa dos amigos de Allan Kardec, a casa do reencontro"
, diz. E lembra que a grande maioria das famílias ajudadas não são espíritas. Atualmente, a fundação arrecada mais de 27 mil quilos de mantimentos por ano, que são distribuídos entre as famílias cadastradas na instituição.
O início
Em uma casa alugada na rua Rua Dom Pedro II, Mariano Procópio a fundação começou seus trabalhos doutrinários e beneficentes. Neste endereço ficaram por um ano e oito meses.
Segundo a diretora de Assistência Social da entidade, Marília de Aquino Firjam (foto ao lado), o trabalho da fundação começou com a ajuda a gestantes carentes. "Um médico conhecido indicava a Fundação às mulheres, porque sabia do trabalho assistencial"
, diz Marília. Através da mulher, chegava-se - como acontece ainda hoje - as famílias.
Com a doação de um terreno, no bairro Cascatinha, feita pelo casal Célia e Manoel Teixeira Lopes, uma nova estrutura da FEAK foi erguida. Saíram do aluguel, mas foram necessários campanhas e almoços para arrecadar capital para a construção da casa. O resultado foram os cinco módulos atuais, onde são dadas palestras, aulas, atendimento médico entre outros trabalhos.
Alguns ambientes e trabalhos da FEAK
Adoção
Outra forma de ser voluntário é adotar uma família. A campanha de adoção, que começou há seis anos, consiste na relação de afinidade. São tiradas fotos das mães com os filhos e colocadas em um mural no corredor da fundação. A pessoa olha o mural, identifica-se com alguma família e, se tiver recursos financeiros, adota. Por enquanto, são seis madrinhas.
As oficinas de artesanato e biscoito resultam em trabalhos que são vendidos às comunidades. As oficinas acontecem em dias diferentes, em diversas salas da FEAK. As pessoas que fazem os cursos aprendem uma profissão e as crianças têm a oportunidade de estudar. Quando alguma mulher se emancipa, consegue um emprego, ela sai da lista de carentes e dá lugar a outra. Segundo Marília, já existe uma lista de espera.
Lista de alguns trabalhos realizados pela Fundação Espírita Allan Kardec (FEAK)
- Oficina de biscoito
- Oficina de trabalho de artesanato, pintura e costura
- Consultório odontológico
- Atendimento psicológico
- Atendimento fonoaudiológico
- Atendimento homeopático
- Ronda noturna – distribuição de lanche na última sexta-feira do mês
- Aula de informática para jovens assistidos
- Visita fraterna à ASCOMCER
- Reforço escolar para crianças assistidas
- Visita mensal à colônia Padre Damião
- Campanha do quilo (quinzenal)
- Visita ao abrigo Santa Helena (mensal)
- S.O.S Preces (pelo telefone 3236-1122)
Contribuição
Quem deseja colaborar com a FEAK, pode pegar um carnê de contribuição espontânea. Os freqüentadores e os simpatizantes da casa doam a quantia que desejarem e se puderem. O dinheiro é usado para ajudar nas múltiplas tarefas da instituição. Outra forma, e a doação através do Banco Bradesco, Agência 3410-0, Conta 714249-8
Localização
A Fundação Espírita Allan Kardec está localizada na Rua Itamar Soares de Oliveira, 200, Cascatinha . Para mais informações ligue 3236-1192Leia mais:
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!