Comissão da Câmara anuncia a criação da Blitz do Idoso
Repórter
A Comissão Permanente do Idoso anunciou, na tarde desta segunda-feira, 2 de abril, a criação da Blitz do Idoso. Trata-se de um projeto que pretende instituir a fiscalização do cumprimento de leis que garantam os direitos dos idosos em Juiz de Fora.
Durante a reunião da comissão, foram anunciadas, também, uma série de atividades que vão marcar o Dia Municipal do Idoso, celebrado em 9 de maio. Haverá lançamento, na Câmara Municipal, de um catálogo com as leis relacionadas aos direitos dos idosos em Juiz de Fora, e, ainda, um, show com o Nerso da Capitinga, provavelmente no Cine-Theatro Central.
O evento será voltado exclusivamente para os idosos e terá entrada gratuita. No dia 16 de maio, haverá nova apresentação do humorista, mas desta vez no Abrigo Santa Helena. Este espetáculo será voltado a idosos que vivem em abrigos.
- Comissão Especial do Idoso entrega carta compromisso ao Executivo
- Número de idosos em JF equivale a 14% da população. Total dobra a cada vinte anos
- Autuações em vagas para idosos passam de 300
Na Blitz do Idoso, os integrantes da comissão, vereadores Isauro Calais (PMN), José Sóter de Figueirôa (PMDB), Ana Rossignoli (Ana do Padre Frederico-PDT) e José Tarcísio (PTC), verificarão como anda o cumprimento das leis em instituições financeiras, unidades de saúde, supermercados, farmácias, lojas, entre outros setores. O Disque Idoso – 0800-0210001 – poderá ser acionado para denúncias. Uma vez confirmado o descumprimento, o Executivo ou outro órgão competente será notificado para tomar providências e penalizar os infratores.
Também serão convidados a integrar a fiscalização os representantes de 17 órgãos e entidades de defesa dos idosos que vêm trabalhando com a comissão desde a sua criação, no ano passado. De acordo com o vereador Isauro Calais, a Blitz do Idoso é uma tentativa de preparar Juiz de Fora para o envelhecimento.
O presidente da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Juiz de Fora e Região, Geraldo de Lima, aprovou a iniciativa. "Acho muito importante. Vai ajudar a criar uma cultura de respeito ao idoso em nossa cidade", afirma.
Ainda não há prazo para que a Blitz do Idoso seja realizada, uma vez que o projeto precisa ser aprovado pelos demais vereadores. Calais acredita que isso só vá acontecer após as eleições, provavelmente em novembro. Figueirôa espera que a aprovação ocorra ainda em maio, antes do início do período eleitoral.
Os textos são revisados por Mariana Benicá
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!