Dia Internacional do Idoso é comemorado com ações na Praça da Estação

A campanha na praça também orientou cuidadores de idosos e contou com a apresentação do Coral da Associação dos Aposentados

Lorranna Medeiros
*Colaboração
1º/10/2012
Dia Internacional do Idoso

Oficinas de memória, assistência médica e música marcaram as comemorações do Dia Internacional do Idoso, celebrado nesta segunda-feira, 1º de outubro, na praça doutor João Penido, em Juiz de Fora.

Durante a programação, mais de seis tendas ofereceram diversas atividades. "Temos aqui geriatras acompanhando os atendimentos. Eles estão aferindo pressão, medindo glicose, fazendo exames de vista e encaminhando os idosos que necessitam de um cuidado mais detalhado ao HU [Hospital Universitário]", afirma a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Idoso/Mulher), Arlene Motta. Para ela, o evento está dando um ótimo resultado. "Cerca de 500 pessoas devem passar por aqui. Estamos muito felizes, porque não esperávamos tantos idosos", diz.

Segundo Arlene, o evento pretende dar visibilidade aos idosos. "A participação social é um dos nossos focos. É importante dar atenção ao idoso e aos familiares. Além disso, eles vão poder participar da oficina prática de Tecnologia Assistida, para que eles possam criar objetos que auxiliam na locomoção e nas mais diversas atividades diárias, e o mais legal, é que tudo é feito com material reciclável ou de baixo custo, para que todos tenham acesso."

A campanha na praça também orientou cuidadores de idosos e contou com a apresentação do Coral da Associação dos Aposentados. Para encerrar a comemoração do Dia Mundial do Idoso uma mesa com o tema Cuidar de idosos: o desafio é de todos, coordenada por José Anísio Pitico da Silva, assistente social, integrante do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Juiz de Fora (CMDI/JF) foi realizada no teatro Clara Nunes, no SESC.

O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social (SAS), com a participação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Idoso/Mulher) da Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC), do Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Idosos na cidade

Para a dona de casa Aurora de Oliveira, de 70 anos, Juiz de Fora ampara os idosos de uma forma quase plena. "Acho muito importante essa atenção conosco. A cidade tem vários projetos e eu procuro frequentar todos. A nossa carência é na área da saúde, mas essa assistência falta para toda a população."

Já para a aposentada Conceição Bastos, de 74 anos, a cidade precisa dar muito mais atenção aos idosos. "Falta atendimento médico, falta mais lazer, falta divulgar o que é feito para podermos participar. Hoje fiquei sabendo deste evento porque passei por aqui. Acho que as pessoas deveriam ter mais respeito conosco. Nós não somos valorizados ao chegar na velhice."

*Lorranna Medeiros é estudante do 7º período de Jornalismo do CES

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Dia Internacional do Idoso ? comemorado com a?es na Pra?a da Esta??o

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!