Eventos marcam a Semana do Doador de Sangue em Juiz de Fora
Cerca de 200 doadores cativos serão agraciados com diplomas, como forma de agradecimento
Repórter
24/11/2012
Juiz de Fora celebra, há mais de 20 anos, uma semana de homenagens, em virtude do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, lembrado no último domingo, 25 de novembro. As atividades, desenvolvidas pelo Hemocentro Regional, tiveram início na própria data, com missas em intenção aos mais de 200 doadores cativos, realizadas em todas as paróquias da arquidiocese da cidade.
Na programação, que segue até sexta, 30, incluem-se, ainda, shows de música, de humor e de mágica, teatro, declamação de poemas, feira de livros e entrega de diplomas aos homenageados. Para a responsável pela captação do Hemocentro de Juiz de Fora, Ana Elisa Alvim, o principal objetivo da Semana do Doador é destacar a importância da inciativa dessas pessoas e de parceiros da instituição. "São membros que comprometem-se, de alguma forma, com essa causa e merecem ser lembrados", conta.
Além disso, Ana Elisa chama a atenção para a necessidade de atrair novos doadores. Apesar da tradição da cidade, ela lembra que o país ainda sofre com a falta de estoque de sangue, visto que menos de 2% da população brasileira é doadora, quando o ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 3% a 5%, anualmente. "Gostamos de lembrar que a nossa finalidade maior é sempre o paciente. Liberamos 120 bolsas por dia em JF, que vão para pessoas que sofrem de câncer, acidentes e outras enfermidades. Se não fosse o doador, não seria possível salvar essas vidas", lembra.
Esse é o caso de Luiz Carlos de Almeida, de 54 anos, voluntário com o maior número de doações registradas no Hemocentro, somando mais de 70 participações. "Eu comecei a doar em 1989, quando um amigo estava precisando, e acabei percebendo como havia gente que dependia dessa iniciativa. O sangue não tem como ser fabricado, ele vem da gente e por isso temos que doar." Segundo Almeida, atualmente ele doa plaquetas e costuma ir até ao Hemocentro toda vez que entram em contato pedindo. "Sou totalmente solícito e já levei outras pessoas da minha família, que também vão receber o diploma", conta.
Na solenidade, que ocorre nesta quinta, 29, na Associação dos Subtenentes e Sargentos do Exército (ASE), serão entregues os mais de 200 diplomas. Quem realizou de 10 a 14 doações, receberá o diploma Azul; de 15 a 24 doações o diploma Bronze; de 25 a 34 doações, o diploma Prata; 35 a 49 doações, o diploma Ouro e, com 50 ou mais doações, o doador é contemplado com o diploma Diamante.
Faixas vermelhas no Parque Halfeld
Nesta segunda-feira, 26, dois eventos marcaram o segundo dia de homenagens no Hemominas. Pela manhã, houve interações de humor dom os Doutores Maluquetes (foto acima, à esquerda), seguido de apresentação do Chorale Gavroche (foto acima, à direita) vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ambas realizadas no Hemocentro.
Além disso, pelo tema da campanha Tem sempre alguém precisando de sangue perto de você, foi colocada uma decoração especial por todo o Parque Halfeld (fotos abaixo). Faixas vermelhas com dizeres de incentivo à doação de sangue foram afixadas em forma de laço em volta das árvores do local. "Na mensagem, estamos transmitindo a ideia de plantio da solidariedade dentro de cada um que a lê, com a escolha das árvores que demonstram as raízes de compromisso e consciência que buscamos", diz Ana Elisa.
Confira a programação completa
- 27 de novembro
- 9h30: Apresentação do artista Roberto Luiz Vasconcellos Mattos, cover do Mr. Bean, na sala de espera do Hemocentro;
- 15h: Declamação de poemas, na sala de espera do Hemocentro;
- 28 de novembro
- 8h às 18h: Feira de livros, com distribuição aos doadores de obras doadas pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa);
- 15h: Apresentação de música do grupo Nova Visão, da Associação dos Cegos, na sala de espera do Hemocentro;
- 29 de novembro
- 15h: Apresentação do Coral Juiz de Fora em Serenata, na sala de espera do Hemocentro;
- 18h30: Solenidade de homenagem a doadores fidelizados e parceiros, na Associação dos Sub-Tenentes e Sargentos do Exército (ASE); segunda apresentação do Desfile de Modas Doação de sangue, sempre na moda; apresentação de vídeo gravado por artistas e atletas da região em homenagem ao doador fidelizado; apresentação de dança com a doadora Isabela Carletti; apresentação da peça A Branca de Neve e os Sete Anões, com filhos de funcionários do Hemocentro;
- 30 de novembro
- 9h: Apresentação de música com Léo Ramalho, na sala de espera do Hemocentro;
- 16h30: Apresentações de humor e mágica com Valdir Alves, na sala de espera do Hemocentro;
- De 26 a 30 de novembro
- Decoração especial da campanha no Parque Halfeld; lanche especial e distribuição de lembranças da campanha; exibição de vídeo de homenagem aos doadores, gravado por artistas e atletas da cidade (Pedro Bismarck; duplas sertanejas Fabrício e Gabriel, Leonardo de Freitas e Fabiano, e Bruna França e Osmar; bandas Zona Blue, Onze:20, Visco, Akikalô e Bombocado; sambistas Sandra Portela e Zezé do Pandeiro; além do músico Fernando Gaio, o bloco carnavalesco Domésticas de Luxo e a atleta Viviany Anderson);
Os textos são revisados por Juliana França
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!