Dificuldade de concentração? O que se pode fazer?
Caros leitores! A concentração é um dos caminhos que nos leva a alcançar o sucesso e consequentemente obtermos uma qualidade de vida melhor. É adquirirmos uma atenção focada em apenas um pensamento. Para alcançá-la devemos ter disciplina para que esta habilidade seja desenvolvida. É muito comum pessoas dizerem que não conseguem se concentrar, ou seja, quando estão desenvolvendo uma atividade, se distraem com outras situações que chamam mais atenção, levando-as a sentimentos de frustração e ansiedade por não conseguirem terminar o que começaram. Lembremos sempre que emoção e concentração tem ligação direta com a dispersão temporária, ou seja, se alguma coisa não está boa na vida pessoal ou profissional a chance de prestar atenção e ter foco em alguma coisa diminui consideravelmente, afinal, o que o coração sofre, a mente sente.
Os aparelhos eletrônicos também são vilões que colaboram com a desatenção. Quem nunca ficou “preso” às novas mensagens nas redes sociais que chegam a todo o momento tirando-nos do foco principal que é o trabalho ou algo importante a ser resolvido?
Outro vilão da concentração é o famoso Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Caso não seja tratado, pode causar muitos prejuízos na vida afetiva, escolar e também no trabalho. Vale ressaltar aqui que nem toda falta de concentração é resultado do TDAH, pois ele está relacionado a fatores genéticos e externos. Anemia, ansiedade, depressão e também aspectos emocionais podem estar relacionados, por isso, deve-se procurar um profissional de psicologia para ajudá-lo.
Reorganize as tarefas! Equilibrar amor, família e trabalho o ajudarão a ter um resultado mais positivo. Uma boa noite de sono é fundamental para o sucesso na concentração, e para isso, técnicas de relaxamento com exercícios respiratórios proporcionam maior controle dos pensamentos. Procure um ambiente calmo para seus estudos, valorize também um momento de lazer e preocupe-se em ter uma atividade física para aumentar sua autoconfiança. Fazer uma lista é uma ótima tarefa para saber o que é prioritário e o que leva à distração. Lembre-se que a mente tem que ser treinada e Jogar xadrez ou fazer palavras cruzadas são exercícios que ajudam a minimizar a desatenção.
A prática de mindfulness (palavra que pode ser traduzida como conscientização ou atenção plena) é importante. Cultivar a gratidão, permitir “sentir” as emoções e trazer à mente conteúdos saudáveis colaboram para que as pessoas aprendam a se desligarem do passado ou ficarem demasiadamente preocupadas com as situações do futuro. Busque aprimorar seu poder de foco! Um abraço para todos!
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!