Mais de 16 mil alunos retornam às aulas na UFJF nesta segunda
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe nesta segunda-feira, 17 de março, cerca de 2.800 novos alunos de graduação nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Além dos calouros, outros 13.700 estudantes retornam às salas de aula para mais um período letivo após as férias.
A instituição preparou uma programação especial para recepcionar a comunidade acadêmica. Na segunda-feira, entre 7h30 e 8h30, apresentações musicais de diferentes estilos, como MPB, choro, samba, música clássica, forró, pop e jazz, poderão ser apreciadas por quem passar pelos pontos de ônibus do campus de Juiz de Fora. A cantora Alessandra Crispin se apresenta em frente à Faculdade de Direito.
- Sisutec oferece quase 300 mil vagas a partir da próxima segunda
- JFEmpregos divulga as vagas desta sexta-feira
- Começam as inscrições para a 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa
Os alunos do turno da noite também poderão acompanhar os músicos, nos mesmos locais, das 18h às 19h. A organização do evento teve a preocupação de valorizar os talentos da própria UFJF, contando com a presença dos alunos do curso de Música, do Instituto de Artes e Design (IAD), de ex-alunos e servidores, além do quarteto de cordas do Pró-Música. A atração internacional fica por conta do grupo tcheco Sakra Buraja, que apresenta tendências da world music e do jazz fusion.
Orientações acadêmicas
Além da festividade, a semana será marcada pela divulgação de informações importantes aos calouros. Grupos de bate-papos pretendem reunir os ingressantes nas próprias unidades acadêmicas. Diferentemente dos anos anteriores, quando os encontros aconteciam na Reitoria, esta edição irá levar as orientações sobre o universo acadêmico, como bolsas de treinamento profissional e iniciação científica, oportunidades de assistência estudantil e intercâmbio, até os estudantes. Os bate-papos terão início na terça-feira, 18, e seguem até sexta-feira, 21, de acordo com o cronograma. Os participantes ainda receberão um kit de boas-vindas da UFJF, com pasta, squeeze dobrável, caneta e pen drive de 4GB.
Já no campus avançado, o bate-papo acontece na semana seguinte, no dia 25 de março, terça-feira, no Teatro Atiaia, e terá a presença do reitor Henrique Duque. "Com a calourada, a UFJF procura manifestar a satisfação em receber os novos alunos e passar uma sensação de acolhimento. A entrada deverá ser festiva, alegre, mas também com informação para o estudante, que aos poucos irá descobrir mais sobre sua nova 'casa'", diz o secretário adjunto de Comunicação Rodrigo Barbosa.
O calouro também pode buscar ajuda no Manual do Calouro, página que contém informações sobre horários e linhas de ônibus para o campus, refeições no Restaurante Universitário (RU) e outras dicas de "sobrevivência" na Universidade. Além disso, a página da UFJF no Facebook sempre adianta as novidades sobre o dia a dia na instituição.
Cadastro de medula e doação de sangue
Os alunos terão a oportunidade de realizar o cadastro como doador de medula óssea através da ação do Hemominas que ocorre no dia 18, terça-feira, das 8h às 12h, no Anfiteatro das Pró-Reitorias. Será feita a coleta de amostra de sangue para testes, os resultados serão armazenados e a partir daí realiza-se o cruzamento dos dados do doador com os pacientes que necessitam de transplante. Já no dia 25 o Hemominas retorna ao anfiteatro, das 8h às 13, para a coleta de doações de sangue.
Som de Domingo e Leitura no Campus
Encerrando a programação, no dia 30 de março ocorre o Som de Domingo especial com a banda Montreux e o Leitura no Campus, das 10h às 12h. O grupo é formado por alunos de Engenharia da UFJF e possui repertório com influência de bandas como Led Zeppelin, Queen, Pink Floyd e Deep Purple. Para o pró-reitor de Cultura, Gerson Guedes, proporcionar a oportunidade para a banda aparecer no cenário universitário é o objetivo do projeto Som de Domingo.
Em sua quarta edição, o Leitura no Campus disponibilizará livros infantis e gibis para as crianças, jornais e revistas para os adultos, contadores de história e varal de desenhos. As atividades ocorrem no estacionamento próximo ao Centro de Vivência.
Com informações da Secretaria de Comunicação da UFJF
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!