Carijó canta de galo no interior
A classificação do Tupi para as semifinais do Campeonato Mineiro foi emblemática. O quarto lugar nessa primeira fase deu ao Galo Carijó o título de campeão do interior, o quarto de sua história (1985, 2003 e 2008), no ano do centenário. Mas, acima de tudo, a conquista da vaga na fase decisiva da competição coroou uma trajetória de superação. O time teve um péssimo começo de campeonato, com derrotas diante da Caldense e do Nacional, que culminou na rápida demissão do ainda inexperiente técnico Alexandre Grasseli.
Com a chegada de Moacir Júnior no comando da equipe, novos ventos começaram a soprar para os lados de Santa Terezinha. Tudo bem que a estreia do técnico foi com derrota de 3 a 0 para o Cruzeiro, em Sete Lagoas. Mas, após esse insucesso, teve início a reviravolta na campanha, com a vitória de 2 a 1 contra o Uberaba, no Mário Helênio. A partir daí, o time manteve-se invicto dentro de casa e ainda venceu, longe de seus domínios, o América, resultado que foi fundamental para assegurar a classificação.
Mais rodado que seu antecessor, Moacir Júnior fala a língua dos jogadores, é vibrante à beira do campo e conseguiu acertar o time. O Tupi hoje tem uma dupla de zaga segura, formada por Wesley Ladeira e Sílvio. Tem também uma boa saída de jogo pelo lado direito, com o bom lateral Flávio. A armação das jogadas com Michel Cury e Henrique funciona bem, como foi possível notar, principalmente, na partida contra o Boa Esporte. E, no ataque, o experiente Ademílson, ídolo da torcida, é referência. É um time competitivo e que mereceu a vaga na fase final do campeonato.
Mas, vamos ao jogo de do último domingo, 15 de abril. O Tupi dominou o primeiro tempo, concentrando as investidas ao ataque com Henrique e Flávio pelo lado direito, aproveitando a falta de cobertura nas costas de Richarlyson. Pelo lado esquerdo, o zagueiro Fabrício Soares, que entrou na vaga do lateral Michel, suspenso, fechava a linha de defesa e dificultava os avanços do ofensivo lateral Carlos César.
O Atlético tinha dificuldades na saída de bola e na marcação no meio-campo. A improvisação de Réver na cabeça de área na vaga de Pierre, suspenso, não funcionou. Por sua vez, o Galo Carijó jogava com mais velocidade e incomodou o goleiro Giovanni. Ademílson e Léo Salino, que atuou como terceiro homem no meio-campo, tiveram boas chances de tirar o zero do placar. Já Rodrigo teve pouco trabalho, porém apareceu com belíssima defesa em chute de Escudeiro, no começo da partida. O atacante atleticano André jogou isolado durante quase toda a primeira etapa, pois os meias Bernard, Danilinho e Escudero participaram pouco do jogo. A zaga do Tupi sempre levava a melhor.
O segundo tempo foi de pouco futebol. O empate satisfazia as duas equipes, que preferiram não arriscar e jogaram em ritmo lento, como muito toque de bola no campo defensivo. Com isso, a igualdade no marcador persistiu até o apito final. Apesar de ter sido melhor no jogo, o Tupi sentiu falta de Michel Cury, vetado pelo departamento médico. Cury é a cabeça pensante do time, jogador que pode fazer a diferença no último passe.
Agora Tupi e Atlético voltam a se enfrentar no próximo final de semana, em Juiz de Fora. Para avançar à finalíssima, uma vitória do Tupi no Mário Helênio pode ser fundamental, já que o Galo da capital, líder na primeira fase, tem a vantagem de jogar por dois empates. O Carijó é azarão, mas tem condições, sim, de ir bem e encarar o Atlético. Principalmente dentro de casa, com o apoio da torcida. Para essa partida, o Atlético conta com as voltas de Pierre e Marcos Rocha, porém deverá ter em campo a zaga reserva, formada por Lima e Luiz Eduardo, já que o capitão Réver está suspenso e Rafael Marques, que saiu ontem com dores na coxa, pode ser vetado. Ponto que pode ser explorado por Moacir Júnior.
Um abraço a todos e até a próxima segunda-feira!
Diego Alves tem 25 anos e é amante do futebol. É jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pós-graduando em jornalismo esportivo. Hoje é comentarista do programa Na Área, da Rádio Universitária FM, também de Viçosa.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!