Framengo?
Na noite do último sábado, 16 de janeiro, a adidas Brasil lançou a terceira camisa do Flamengo para a temporada 2015/2016. O modelo, que é idêntico ao do Manchester United, já começou a receber críticas pela forma ridícula e antiprofissional pelo qual foi lançado.
A forma de lançamento foi escolhida de forma equivocada. O Desimpedidos, um dos parceiros comerciais da adidas, é um canal no Youtube voltado para o humor. Com 1,5 milhão de seguidores, tem um alcance bastante amplo na internet e, como são voltados para o futebol, fazem piadas contra todos os times. Não tenho nada contra eles: sigo, acho alguns vídeos engraçados, e curto eventualmente algumas postagens. Mas confesso que fiquei sem entender um lançamento de camisa ser feito assim, jogado. Pra você entender, assiste o vídeo aí.
Viu que sofrência? Sete minutos e trinta e oito segundos sem nenhuma graça, chatos e cansativos. A ideia de levar a camisa voando com um urubu pelo Rio de Janeiro, confesso, foi a única coisa boa. Mas só. Tirando isso, uma sequência de erros: o personagem chato e sem identificação com o clube falando "Framengo" o tempo inteiro, a participação do funkeiro Nego do Borel, que é apontado como o baladeiro oficial do Bonde da Stella (grupo de jogadores afastados pela diretoria em 2015 após participação em uma festa) e a etiqueta da camisa do personagem que fez o segurança da Gávea aparecendo. A direção, inclusive, negou que tivesse envolvimento no caso, mas o diretor de marketing do clube, junto com o filho, surge em determinado momento gritando "Framengo" ao lado do Bolívia.
Em outros tempos, isso poderia até não gerar tanto burburinho. Mas em um momento em que o clube cobra e é retirado de um jogo de simulação de futebol, fica difícil defender. Se o objetivo era promover o Flamengo, conseguir manchetes nos veículos de comunicação esportivos, conseguiram. Matérias negativas, mas conseguiram. Se o objetivo era promover a camisa, não sei se será tão bem aceito assim, visto que ela já chegará às lojas com essa "bronca".
Enquanto escrevo este texto, o vídeo tem 497.181 views, 44.089 likes e 4.208 deslikes. A aceitação foi grande, mas é impossível precisar por parte de quem, afinal, torcedores de vários times acompanham a página dos caras. Certamente, os mais beneficiados nisso tudo foram os Desimpedidos, que com o nome do Flamengo, terão um vídeo bastante visualizado...
Em tempo... Na última semana, recebi meu PES 2016 comprado com a "capa" do Flamengo. Único clube no mundo a ter uma exclusiva, uma luva (papelão) foi entregue, por cima da original do game. O que esses caras do marketing andam fazendo mesmo?
Lucas Soares é natural de Juiz de Fora, jornalista formado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora em dezembro de 2012 e pós-graduado em Jornalismo Multiplataforma na Universidade Federal de Juiz de Fora. Apaixonado por futebol e repórter no portal Acessa.com. Já atuou em veículos impressos da cidade, como assessor de imprensa na PJF e na Câmara Municipal e foi editor-chefe do blog Flamengo em Foco por dois anos e sete meses.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!