Sinuca atrai jovens e mulheres O jogo de aten??o e racioc?nio cai no gosto dos mais jovens. A observa??o e a pr?tica s?o essenciais para formar um bom jogador

Priscila Magalh?es
Rep?rter
20/10/2008
Madalena Fernandes
Revis?o

A sinuca j? foi um jogo somente para homens e as mulheres n?o eram bem vistas nos locais onde ele acontecia. "Era um jogo marginalizado", diz a propriet?ria de um bar, Andr?ia Cl?udia Almeida Vieira.

Ela conta que quando era mais nova n?o entrava nos bares onde os homens se reuniam para jogar. "Quando precisava falar com meu namorado, pedia algu?m para cham?-lo." Ainda hoje h? uma certa restri??o por parte da legisla??o. "Em Minas, h? uma lei que pro?be a entrada de menores de idade nos bares onde h? mesas de sinuca."

Edson Antunes Vieira, tamb?m propriet?rio do bar, diz que a lei ? arcaica. "Somente os menores de idade que praticam o esporte podem jogar. Isso precisa ser mudado", diz ele. E Andr?ia completa: "Cada vez mais, os jovens e as mulheres est?o procurando o esporte".

Para ser um bom jogador, ? preciso ter aten??o, principalmente os que est?o come?ando. "Eles devem observar os jogadores com mais experi?ncia e ir praticando na sinuquinha", diz Edson, referindo-se ? mesa pequena, que funciona com a ficha. A outra mesa ? conhecida como sinuc?o, onde acontecem os jogos da categoria profissional.

Modalidades

O jogo mais conhecido entre os praticantes da sinuca ? o tradicional par ou ?mpar (foto abaixo). S?o 15 bolas numeradas mais a branca, usada para atingir as coloridas. Primeiramente, forma-se o desenho de um tri?ngulo com as bolas coloridas. No outro lado da mesa, coloca-se a bola branca. A disputa come?a quando o jogador usa a bola branca para estourar o tri?ngulo e espalhar as bolas.

Foto de uma mesa de sinuca Se, neste momento, o jogador enca?apar alguma das bolas coloridas, sua equipe s? pode matar as bolas numeradas de acordo com a que foi enca?apada: par ou ?mpar. A equipe que finalizar o jogo antes, vence. "A dupla que precisa acertar as pares n?o pode tocar nas outras. Se isso acontecer, tira-se uma bola do advers?rio com a m?o, favorecendo-o." Este jogo pode ser jogado na sinuquinha ou no sinuc?o.

Outra modalidade ? a contagem de pontos. Todas as 15 bolas numeradas somam 120. O jogador que fizer 61, vence. Assim como no par ou ?mpar, a regra n?o permite que a bola branca seja enca?apada. Se isso acontecer, o jogador ? penalizado. "Os participantes devem combinar antes se a pessoa perde os pontos referentes ? bola que seria enca?apada, se seus pontos s?o zerados ou se eles v?o favorecer o advers?rio", explica Edson.

Uma op??o para quem tem mais experi?ncia ? a sinuca profissional (foto abaixo). Nela, as bolas n?o s?o numeradas. Os participantes precisam decorar o valor de cada uma delas, diferenciadas pela cor. Ao todo s?o oito, incluindo a branca, que n?o possui valor. Neste caso, ela tamb?m ? usada para enca?apar as outras. As coloridas t?m, cada uma, sua posi??o espec?fica na mesa.

Foto de uma mesa de sinuca Veja os valores para o jogo profissional

  • Vermelha = 1 ponto
  • Amarela = 2 pontos
  • Verde = 3 pontos
  • Marrom = 4 pontos
  • Azul = 5 pontos
  • Rosa = 6 pontos
  • Preta = 7 pontos

O jogo come?a quando a bola branca ? usada para movimentar as bolas, neste caso, a n?mero um. "? obrigat?rio que o jogador d? a sa?da na vermelha e, neste momento, ela n?o pode ser enca?apada", explica ele. A menor bola que estiver na mesa ? sempre a bola da vez, por isso os jogadores t?m que tentar enca?ap?-la. Entretanto, eles tamb?m podem acertar outras, mas o golpe precisa ser certeiro. "Se ele errar, os pontos referentes ?quela bola v?o para o advers?rio. Se o jogador conseguir, a bola volta para a mesa, porque ainda h? outras com valores inferiores a ela. Somente a da vez ? que sai do jogo quando ? enca?apada", completa.

Se o jogador que acertou a da vez, matar a seguinte a ela na pr?xima tacada, ele volta a jogar. O competidor possui tamb?m outra regalia, pois "pode tentar uma maior de gra?a. Se errar, n?o haver? problemas". Edson ainda diz que se um dos jogadores completar 28 pontos de vantagem, a partida acaba. Mas se a vantagem for de 27, e as bolas que sobram na mesa forem a seis e a sete, a virada ou o empate ainda s?o poss?veis. ? o chamado golpe de 27. "Quem est? perdendo tem que matar a bola sete, depois a seis e, por ?ltimo, a sete duas vezes."

Outra sa?da ? o golpe de 20, quando h? 20 pontos de frente e as bolas rosa e preta ainda est?o na mesa. Neste caso, Edson explica que quem perde precisa enca?apar a bola seis e, depois, a sete duas vezes para alcan?ar o empate. O jogo ? desempatado com a bola preta. "Quem matar primeiro, ganha."

Para quem ainda est? come?ando

A dica de Edson para quem est? come?ando a jogar ? observar sempre o jogo dos outros para aprender as regras e os macetes. O ideal ? come?ar na sinuquinha. Para n?o errar a tacada, o segredo ? sempre mirar a bola pelo queixo. "? preciso abaixar o queixo e encost?-lo no taco. Cada lado que bate com o taco na bola ? um efeito diferente, como no futebol", compara. Tamb?m existem maneiras corretas de segurar o taco, sendo diferentes para profissionais (foto abaixo ? esquerda) e amadores (foto abaixo ao centro). Uma ajudinha tamb?m ? dada pelo gancho ou cruzeta (foto abaixo ? direita), quando o jogador n?o alcan?a a bola.

Foto de uma mesa de sinuca Foto de uma mesa de sinuca Foto de uma mesa de sinuca

Outro segredo est? na forma correta de passar o giz na ponta do taco. Ele ? essencial para que ele n?o escorregue quando acertar a bola. "Tem gente que roda o giz fazendo um buraco no meio. N?o ? certo. Deve-se us?-lo de leve, rodando o taco e passando o giz sem fazer buraco."


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