Terça-feira, 23 de novembro de 2010, atualizada às 12h19

Abner Soares é terceiro no Sulamericano de Jiu-jitsu e reclama da arbitragem

Clecius Campos
Repórter

O lutador juizforano Abner Soares foi o terceiro colocado no Campeonato Sulamericano de Jiu-jitsu, realizado nos dias 20 e 21 de novembro, em Florianópolis (SC). Soares foi derrotado na quarta luta, correspondente à semifinal, pelo atleta Gustavo Santiago, que treina em Florianópolis. O juizforano reclama da arbitragem. "Perdi roubado. O juiz era amigo do meu adversário e roubou descaradamente. Faltando dez segundos para a luta acabar, o juiz deu ponto para o outro lutador, sem ele ter encaixado golpe algum. Estou muito chateado." Soares afirma ter um vídeo da luta e que irá enviar as imagens à Confederação Brasileira de Jiu-jitsu (CBJJ).

No início deste mês, Soares foi também terceiro colocado no Campeonato Mundial sem Quimono, ocorrido na Califórnia. Ele foi derrotado na quarta luta. "Foi um campeonato bem diferente e meu primeiro sem quimono. A experiência foi bem legal, fiquei satisfeito. Conseguir ficar em terceiro, diante de lutadores acostumados com lutas do tipo, foi um bom resultado."

O Sulamericano de Jiu-jitsu e o Mundial sem Quimono foram as últimas competições de 2010 para Soares. O atleta pretende descansar dos treinos por um mês e finalizar a faculdade de Gestão Ambiental. "Vou me formar no final do ano e aproveitar para estudar um pouco." Mas o descanso deve durar pouco. No dia 22 de janeiro, na capital carioca, Soares participa da seletiva para o Mundial Profissional de Jiu-jitsu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Um bom resultado pode levá-lo à disputa internacional com tudo pago. "Pretendo ainda passar uma temporada nos Estados Unidos para treinar a luta sem quimono. Estando lá, fica mais fácil competir os mundiais. Para isso, estamos buscando patrocínios."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!