Federação Mineira confirma o Tupi na Copa do Brasil 2013
Repórter
O Tupi será um dos representantes de Minas Gerais na Copa do Brasil de 2013. O time juiz-forano foi beneficiado pela decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciada nesta quinta-feira, 31 de maio, de aumentar o número de participantes na competição nacional dos atuais 64 para 86 times. Destes, 70 serão indicados pelo índice técnico dos campeonatos estaduais. As outras dez vagas serão preenchidas por meio do ranking nacional de clubes. Haverá seis vagas destinadas aos clubes que disputam a Copa Libertadores.
Minas Gerais ganhou, ao menos, mais uma vaga. Anteriormente, o Campeonato Mineiro garantia aos dois primeiros colocados a participação na Copa do Brasil. Agora, serão três os indicados pelo Estadual. Como o Tupi terminou em terceiro no Mineiro 2012, a Federação Mineira de Futebol confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que terá direito a uma dessas vagas. A quarta vaga será do campeão da Taça Minas 2012, que ainda será disputada. O Cruzeiro, quarto colocado do Mineiro e maior vencedor da competição nacional ao lado do Grêmio, com quatro títulos, não ficará de fora, entrando pelo ranking nacional de clubes. Com isso, serão cinco os representantes mineiros na Copa do Brasil 2013.
- Início do Campeonato Brasileiro da Série C é adiado pelo STJD
- Tupi: um século de glórias marcado por luta e dedicação
- Juiz de Fora sedia o Campeonato Internacional de Futebol Infantojuvenil
A notícia foi bem recebida em Santa Terezinha. "Para nós é muito interessante. Além de o Tupi ter um destaque em nível nacional, existe a possibilidade de uma arrecadação maior em caso de confronto com um grande clube. Além disso, não tenho números atualizados, mas em 2009, cada time recebia R$ 65 mil por fase", analisa o diretor de futebol do Tupi, José Roberto Maranhas.
As campanhas na Copa do Brasil
Ainda segundo o diretor, o Galo Carijó participou da Copa do Brasil em duas oportunidades. A primeira ocorreu em 2004, quando foi eliminado pelo Flamengo na segunda fase. O primeiro jogo, realizado no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, terminou com vitória rubro-negra por 3 a 2, em jogo com grande público. Denílson fez os dois gols carijós, enquanto Roger (dois) e Rafael marcaram para o Flamengo. O jogo de volta, no Estádio Édson Passos (RJ) terminou em 4 x 0 para o Flamengo, gols de Jean (dois), Zinho e Diogo. Na primeira fase, o Carijó eliminou o Bangu. O primeiro jogo, em Juiz de Fora, foi 2 a 2, gols de Fabiano e Marinho para o Tupi, e Marcelo Fernandes e Márcio Capixaba para o Bangu. A classificação da equipe juiz-forana foi em pleno Estádio Moça Bonita, também no Rio de Janeiro. Marinho marcou o único gol do jogo.
A última participação do Tupi na Copa do Brasil foi em 2009, quando foi eliminado ainda na primeira fase pelo Criciúma (SC). O Carijó venceu em seu terreiro por 2 a 0, gols de Carlão e Rodrigão, mas, no jogo de volta, acabou derrotado por 3 a 0: Zulu e Kempes (dois) garantiram a classificação do Tigre.
Os textos são revisados por Mariana Benicá
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!