Tupi vence o Tombense, mas não depende só de si para chegar à semifinal
Repórter
No último domingo, 14 de abril, o Tupi conseguiu um grande resultado ao derrotar o Tombense fora de casa, por 1 a 0, e, a uma rodada do fim da primeira fase, se mantém na disputa por uma vaga nas semifinais.
A tarefa, no entanto, não é das fáceis e a rodada derradeira, no próximo domingo, com todos os jogos sendo disputados às 16h, promete muitas emoções aos torcedores. Além de precisar vencer o Cruzeiro em casa, o Carijó tem que torcer para o Tombense não vencer o América ou que o Villa Nova seja goleado pelo Atlético.
Pressionado pela necessidade da vitória, o Tupi chegou à cidade de Tombos com o adversário em busca da classificação antecipada. Após um primeiro tempo morno, o Tupi, que jogava apostando nos contra-ataques, abriu o placar com o artilheiro Wesley, que, aos 15 minutos do segundo tempo, recebeu belo lançamento de Vinícius, subiu mais alto que o zagueiro e cabeceou sem chances para o goleiro. Depois do gol, o Tupi cresceu na partida, mas foi prejudicado por uma queda de luz ocorrida na metade do segundo tempo, que interrompeu o jogo por quase meia hora. Na volta, o tombense chegou a acertar a trave do goleiro Jordan. Com a expulsão de Genalvo, o Tupi se fechou e precisou de muita raça para segurar a vitória.
O goleiro Jordan, considerado um dos melhores em campo, comentou o resultado e raça do time. "Viemos aqui com o intuito de ganhar e temos agora que jogar com o dobro de raça contra o Cruzeiro. Se queremos ser jogadores de 1ª divisão, precisamos vencer times de 1ª divisão. O grupo é muito unido, com todos em campo ou um a menos, como foi hoje. Se tivermos que pular de cabeça no chão, dar carrinho na trave, daremos, para conseguir essa classificação".
O técnico Felipe Surian creditou a vitória à dedicação dos atletas, "Um grupo simples, mas que está fazendo um grande trabalho. Vamos para o jogo precisando da vitória para conseguirmos a classificação. Teremos uma semana muito boa pela frente, com dois jogos importantes. Gostamos de desafios. Vamos comemorar essa vitória de hoje somente no vestiário e amanhã já começamos a pensar na Copa do Brasil", afirmou. Na quarta-feira, o Tupi enfrenta o Luverdense, em Mato Grosso, precisando de um empate para seguir à próxima fase da Copa do Brasil, quando enfrentaria o Bahia.
- Fla vence clássico com Flu; Tupi sobrevive e Atlético-MG decepciona
- Mário Helênio está autorizado a receber partidas com clubes cariocas
Contas e mais contas: não basta só vencer
Em 5º lugar, com 15 pontos, o Tupi está atrás do próprio Tombense, que tem 16, e do Villa Nova, que somou 18 até agora. Cruzeiro e Atlético já garantiram sua vaga. Na terça-feira, a 10º rodada será concluída com o confronto entre Cruzeiro e Nacional. Em caso de vitória azul, o time de BH garantia a primeira colocação nesta fase com antecipação, já que tem 25 pontos, contra 24 do Galo da capital. Na teoria, isso pode ajudar o Tupi, já que o Cruzeiro poderia optar por escalar um time reserva na partida do Mario Helênio.
Com time titular ou não, o que importa é que o Carijó precisa derrotar o Cruzeiro na última rodada. Se isso não acontecer, o Tupi fica de fora do Mineiro 2013. Fazendo o dever de casa, há dois cenários para se torcer: o Tombense, que encara o já eliminado América fora de casa, não pode vencer. Um empate lá já é suficiente para o Tupi ultrapassar o rival na tabela. Caso o Tombense derrote o América, há outra chance, mais remota, de o Carijó avançar: precisa golear o Cruzeiro ou que o Villa Nova perca do Atlético por uma grande margem, já que tem seis gols de saldo atrás do time de Nova Lima.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!