Clássico entre Mamutes x Red Fox promete agitar fãs de futebol americano em JF
Partida está marcada para às 14h de domingo (15) no campo da Faculdade de Educação Física da UFJF
Repórter
13/05/2016
Os fãs de futebol americano da Zona da Mata terão uma atração especial neste domingo, 15 de maio. Os torcedores poderão assistir, pela primeira vez, o clássico municipal entre JF Mamutes e Juiz de Fora Red Fox em um jogo oficial, válido pela Liga Fluminense de Futebol Americano (LiFFA). A partida está marcada para às 14h, no campo da Faculdade de Educação Física da UFJF e a entrada é 1 kg de alimento não perecível.
Com duas vitórias em duas rodadas disputadas, o Red Fox lidera a competição, mas pode perder o posto caso o Mamutes, que venceu seu único jogo até aqui, ganhe a partida. Apesar de a partida poder mudar o rumo da competição, as duas equipes se uniram fora de campo para valorizar o esporte. "Nós fazemos o possível para termos uma boa relação, pois isso só traz bons resultados para as duas equipes e para o esporte, tanto na cidade quanto fora dela. Para esse jogo, nos juntamos para fazermos um marketing em conjunto. Gravamos vídeos e fizemos uma sessão de fotos, ficou muito bom. Tentamos deixar a rivalidade para dentro de campo", explica Caio Munck, diretor de marketing e Linebacker (LB) do Mamutes.
- Programação da passagem da Tocha Olímpica por Juiz de Fora é divulgada
- Settra disponibiliza cinco ônibus extras para estreia do Tupi na Série B
- Ingressos para Tupi e Goiás começam a ser vendidos nesta quarta-feira
Do lado do Red Fox, o sentimento também é de respeito aos amigos que estão na outra equipe. "As diretorias se comunicam com frequência por questões de campo e outros fatores. Eles, inclusive, já ajudaram a gente uma vez, quando ficamos sem adversário por uma desistência de última hora, e aceitaram jogar conosco, mesmo sem o preparado adequado. Isso tudo fora de campo, é claro. Em jogo, a rivalidade fala mais alto", comenta o diretor de marketing e Defensive End (DE), Patrick Protazio.
E quando se fala em rivalidade dentro de campo, o tom da conversa realmente muda. Patrick, por exemplo, acredita em uma partida equilibrada, mas crê na vitória do Red Fox. "Nossa expectativa é que o jogo seja bem disputado. Ambos os times jogam de forma limpa e honesta, mas estamos bem confiantes com a vitória que pode nos deixar em uma posição confortável na tabela, sendo o único time invicto na competição. Confiamos na experiência para sermos superiores", diz.
No lado do Mamutes, a esperança de conseguir um bom resultado também é grande, principalmente porque o jogo terá a atenção das outras equipes. "A expectativa é enorme. Sabemos que dia 15 toda a LiFFA vai estar de olho nessa partida, porque é a mais esperada. Vai ser um jogo duro, as duas equipes estão disputando a liderança do torneio e somos "intrusos" no campeonato carioca. Queremos trazer o troféu de campeão a qualquer custo para Juiz de Fora e, além de ser o nosso primeiro jogo oficial contra o outro, estamos muito confiantes, pois treinamos muito pra esse dia. A expectativa e de casa cheia", crê Caio.
Crescimento do esporte
A disputa da LiFFA, ou o campeonato carioca, pelas equipes mineiras é só uma demonstração de como o esporte ainda busca espaço no país. As transmissões milionárias da NFL (em português: Liga Nacional de Futebol Americano), dos Estados Unidos, têm ganhado cada vez mais espaço nos canais esportivos da TV fechada e, consequentemente, mais adeptos do esporte no país. Ao analisar o esporte, o jogador do Red Fox acredita que, um dia, o futebol americano poderá até mesmo substituir o soccer, como é conhecido o futebol de campo. "O futebol americano é o esporte que mais cresce no Brasil. O futebol de campo tem caído de nível no país e as pessoas têm perdido o interesse por ele, ficando meio órfãs de um esporte que possam abraçar. Então, com ótimas transmissões nacionais fomos apresentados ao futebol americano, que é um esporte muito tático e emocionante, tem uma boa dinâmica. Além disso, tem surgido muitos times pelo Brasil, o Campeonato Brasileiro de FA tem ficado cada vez mais emocionante e com maior público presente. É um crescimento muito positivo, que diversifica o esporte nacional", opina Patrick.
Caio, do Mamutes, também mantém uma opinião semelhante sobre o crescimento do futebol americano no Brasil. "Nós temos ótimos representantes, que já atuam há alguns anos no país e ajudam muito a expandir o esporte. Cada dia surgem novos adeptos, novos times com sede de fazer o melhor pelo esporte. O Futebol Americano aqui no Brasil tem uma grande união entre os times, todos querem o mesmo objetivo, que é ver ele crescer. Pra mim o FA e o esporte do futuro aqui no Brasil", conclui.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!