Comércio aposta nas vendas de fim de ano e inicia período de contrataçõesA expectativa é de que o movimento se intensifique a partir do dia 15 de dezembro devido ao hábito de as pessoas deixarem as compras para última hora
Repórter
11/11/2010
A pouco mais de um mês do Natal, comerciantes e vendedores ambulantes de Juiz de Fora já se preparam para o aumento do volume de vendas.
"Nossa expectativa é de que as vendas cresçam aproximadamente 60%. Com isso, já reforçamos o estoque, esperando que a demanda aumente", afirma, confiante, a gerente de uma loja de roupas, Maísa Dias.
Para ela, o movimento mais intenso deve ser percebido a partir do dia 15 de dezembro. "Mesmo com a primeira parcela do 13º salário da maioria das pessoas saindo no dia 30 de novembro, as pessoas acabam deixando para comprar em cima da hora."
Com base na expectativa de incremento nas vendas, as lojas já sinalizam para a contratação de profissionais para reforçar o atendimento. De acordo com a gerente de uma loja de presentes, Renata Cristina Peterman, serão abertas vagas para três vendedoras e duas para atendimento no balcão. "Hoje, contamos com quatro vendedoras e duas funcionárias no balcão. É preciso reforçar a equipe porque, pela experiência de anos anteriores, dezembro é sempre agitado." Renata lembra que o estoque já foi reforçado para que não falte mercadoria. "É na semana que antecede o Natal que o movimento cresce consideravelmente. Com isso, é preciso estar preparado."
- Comércio inicia escalada de contratação para fim de ano e mostra saldo positivo no ano
- Um ano após o auge da crise econômica, comerciantes juizforanos esperam incremento de até 30% nas vendas de fim de ano
Mesmo com o período sendo favorável às vendas, em função de ganhos extras e da troca de presentes, há quem realize promoções de final de ano para incrementar ainda mais os negócios. "Mesmo sabendo que o ganho é certo, fazemos promoções de peças, a fim de chamar ainda mais clientes para a loja", afirma o proprietário de um estabelecimento de roupas, Geraldo Garcia de Paiva.
Segundo ele, a tática tem dado certo, já que muitas pessoas vêm de cidades vizinhas para comprar no comércio local. De acordo com Paiva, a perspectiva de incremento vai fazer com que mais dois vendedores sejam contratados.
Quem também aproveita a época para faturar são os vendedores ambulantes. "Já percebo que a rua está mais cheia. Esta época é certeza de vendas", afirma a ambulante Maria Rosa da Silva Pinto. O camelô Vagner Batista explica que o aumento das vendas ocorre em função do hábito de trocar presentes. "Mesmo com o aperto financeiro, todo mundo quer fazer um agrado." Ele espera vender aproximadamente 40% a mais do que em períodos de menos movimento.
Oportunidade
Para quem está desempregado, a contratação temporária de final de ano pode ser garantia de emprego depois que o período passar. "Comecei em uma loja de sapatos há dois anos. Hoje, trabalho em uma perfumaria e, desde que comecei, não parei mais. Tudo fruto da experiência adquirida durante o tempo em que fui funcionária temporária", ressalta Camila Mendes Silveira.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!