A importância do planejamento estratégico
Olá Internautas! Vocês já escutaram de alguns gestores que só grandes empresas conseguem utilizar ferramentas de planejamento? Então, isso não é verdade! Pequenos negócios podem se diferenciar no mercado quando planejam e executam bem suas ações. Independente do porte da empresa é muito difícil se manter no mercado sem um mínimo de planejamento.
Uma das ferramentas de gestão mais conhecida é o Planejamento Estratégico que busca aliar ações presentes com uma postura voltada para o futuro. Basicamente ele é composto por:
- Definição estratégica do negócio;
- Definição de Missão, Visão e Valores;
- Diagnóstico Empresarial;
- Plano de Ação.
Sem definições de objetivos, de estabelecimento de metas e ações, as empresas podem acabar navegando sem um norte e podem chegar a um lugar que não seja o desejado ou sonhado.
É muito importante levar em conta os objetivos pessoais do empreendedor antes mesmo de elaborar o planejamento da empresa. Algumas perguntas podem ajudar os empresários a criar um panorama da sua vida e da empresa, auxiliando-os a ver com mais clareza em quais pontos elas se cruzam e quais as consequências, como por exemplo: Preciso de colaboradores que compartilham de objetivos em comum? Quanto tempo você quer se dedicar à empresa por semana? Quanto tempo cada sócio pode se dedicar a empresa?
Quem não planeja acaba sempre precisando se reprogramar e dependendo do dia a dia e quem planeja tem a vantagem de se antecipar de situações desfavoráveis no mercado.
Desejo que vocês possam estabelecer metas tangíveis e realizar um bom planejamento. Até a próxima coluna!
“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve. ” Lewis Carroll
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!