A motivação e a equipe de vendas
Em primeiro lugar, vamos lembrar o que é motivação e, dentro de muitas definições, é "ato ou efeito de motivar; exposição de motivos ou causas; motivar ação; conjunto de fatores os quais agem entre si, e determinam a conduta de um indivíduo".
A realidade que interessa para as empresas é a venda e para os Clientes, a satisfação de suas necessidades. Logo, podemos dizer que para ter sucesso no mercado é preciso que a equipe seja bem escolhida, que sejam bons profissionais, que sejam bem treinados, bem gerenciados, remunerados adequadamente e motivados.
A motivação depende da própria pessoa, pois a empresa pode proporcionar um atrativo plano de remuneração, mas o colaborador acha que aquela não é a empresa certa para ele e, contrariado, cumpre todas as suas obrigações, prejudicando a ele mesmo e a empresa – na realidade quem perde é o mercado e o Cliente.
Muitos fatores influenciam a motivação da equipe de vendas, dentre os quais, a remuneração e a avaliação de desempenho que sofrem influência do aprendizado individual e organizacional, incluindo-se os planos de carreira e desenvolvimento pessoal. Por este motivo, muitas empresas promovem o rodízio do pessoal de vendas externo e interno, fazendo com que todos conheçam todas as áreas, evitando o acomodamento tão comum no ser humano.
Os planos de carreira e desenvolvimento são fundamentais para que sejam atingidos os resultados propostos, desde que venham acompanhados de um plano de remuneração adequado, de uma avaliação justa e constante e de um sistema que permita corrigir os desvios encontrados e corrigi-los de forma eficaz.
O que pode influenciar a motivação dos vendedores? Podemos dizer que:- a característica pessoal do profissional de vendas;
- tipo de Clientes ou zona de vendas;
- valor percebido pela função;
- objetivos/empenho/resultados a curto e longo prazos;
- critérios de avaliação.
Algumas dicas que podem auxiliar o vendedor chegar ao sucesso:
- estabeleça seus objetivos de forma clara e positiva;
- dirija o foco para onde Você quer (futuro);
- teste a integridade de seus objetitos – eles são éticos e honestos?;
- seja responsável pelos seus objetivos e empenhe-se em alcançá-los;
- reconheça que a vontade de vencer é 80% do sucesso;
- tenha disciplina, organização e disposição (boa vontade);
- cada novo dia é uma oportunidade de sucesso.
Empresário/Executivo: analise o que pode ser aplicado ao seu corpo de vendas para melhorar o resultado de suas vendas.
- Seus vendedores conhecem o produto/serviço da sua empresa?
- O que se espera do vendedor de hoje? - IV
- O que se espera do vendedor de hoje? - III
Roberto Monti é consultor de Marketing. Co-autor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade Clientes Sonham, Empresas Concretizam. Editora Virgo - São Paulo, 09/2000.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!