De dieta na Páscoa? Saiba o que você pode comer nas comemorações

Chocolates com grande concentração de cacau e o chocolate diet são os recomendados para quem segue dietas especiais

Da redação
24/04/2019

As pessoas que seguem dietas especiais, em épocas de comemorações como a Páscoa, devem ter cuidados com a alimentação e com a saúde redobrados. Qual a quantidade de calorias pode ser ingerida diariamente? Que tipo de chocolate é ideal para a sua saúde? Foi pensando nisso que o Portal ACESSA.com entrevistou uma profissional na área da nutrição para tirar as dúvidas dos internautas.

De acordo com a nutricionista Silmara Pereira, o primeiro passo para as pessoas que estão controlando peso é ficar atento. "Antes de chegar o feriado da Páscoa é interessante seguir uma alimentação saudável e equilibrada. Precisamos evitar o ganho de peso neste período", avisa.

Isso, no entanto, não quer dizer que o chocolate é assunto proibido na comemoração. Com várias opções no mercado, existe doce para todo o tipo de paciente. "Na escolha dos chocolates e ovos de Páscoa, recomenda-se as versões meio amargo ou com maior concentração de cacau. Além de possuírem uma quantidade menor de açúcar, o cacau tem funções antioxidantes que são importantes para manter a beleza da pele, limpeza do organismo e controle do colesterol ruim. No mercado, existem boas marcas e preços diversos para esta opção", comenta a nutricionista.

Porém, os chocolates ao leite, branco e trufados não são recomendados para quem segue restrições alimentares. "Eles são preparados com muito açúcar e gorduras e, quando consumidos em excesso, podem trazer prejuízos à saúde como o aumento do peso e das taxas de colesterol, triglicérides e glicemia. O chocolate branco é o que mais tem manteiga de cacau, e não cacau, sendo a opção menos interessante", afirma Silmara.

Chocolate diet

Se o paciente que segue uma dieta deseja perder peso, o objetivo deve ser o consumo, também com moderação, dos chocolates diet, aqueles sem adição de açúcar. "Mesmos os chocolates diet apresentam grandes teores gorduras e, consequentemente, muitas calorias. O ideal é que não se coma todo o chocolate de uma vez e que seja fracionado em pequenas porções. Tente consumir no máximo 30 a 40 gramas por dia, o equivalente a três a quatro quadradinhos da barra comum", aconselha Silmara. O mesmo conselho é dado para pacientes diabéticos.

A orientação da nutricionista, no entanto, é que caso haja exagero no consumo, não se tente compensar comendo pouco em outras refeições. "Caso abuse no consumo do chocolate, não tente compensar nas outras refeições ficando em jejum. Consuma refeições leves e ricas em vegetais, frutas, cereais integrais e carnes magras como o peito de frango e peixes", diz. Além disso, a profissional lembra da importância do exercício físico, para ajudar a queimar as calorias extras. "Nos dias de folga, não deixe de se exercitar e assim manter a boa forma", completa.

ACESSA.com - De dieta na P?scoa? Saiba o que voc? pode comer nas comemora?es

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!