Licitação das câmeras do Centro será lançada em fevereiroExpectativa é de que os quatro equipamentos instalados no Calçadão da rua Halfeld possam voltar a funcionar no início do próximo ano

Melissa Ribeiro
Repórter
28/12/2009

O processo licitatório para a contratação de empresa especializada, com a finalidade de reativar o sistema de monitoramento da área central da cidade, por meio de câmeras de vigilância, deve ser publicado em fevereiro de 2010. A informação é do subsecretário de Dinâmica Administrativa da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH), Carlos Jabour. A expectativa é de que quatro câmeras de vigilância instaladas no Calçadão da rua Halfeld possam voltar a funcionar no início do próximo ano. Os equipamentos estão desativados há quase um ano.

A promessa inicial da PJF era que o sistema fosse religado até dezembro, visando o período natalino, no qual o movimento nas ruas centrais da cidade é intenso. Segundo o chefe do Departamento da Guarda Municipal, responsável pela gestão e manutenção dos equipamentos, José Mendes da Silva, o processo licitatório não pôde ser realizado até agora, porque a rescisão do contrato com a firma que prestava o serviço anteriormente foi realizada no mês de novembro. "A empresa anterior não tinha interesse em fazer o serviço sem saber se iria continuar como encarregada do processo ou não." Além disso, segundo Silva, a companhia não poderia realizar a transferência do sistema de monitoramento, pois o serviço não estaria incluso no contrato.

Comerciantes aguardam retorno do sistema de monitoramento

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF), Aloísio José Vasconcelos Barbosa, as câmeras de vigilância geram tranquilidade e segurança para os comerciantes da área central. "É fundamental que elas sejam ativas". Ele diz que os comerciantes estão na expectativa do reativamento do sistema e afirma que o Conselho de Segurança voltará a funcionar em 2010. "Não há pretensão da associação de assumir o gerenciamento das câmeras de vigilância. Acho que a responsabilidade deveria ser da Prefeitura ou da PM, que são os órgãos competentes para cuidar da segurança pública. Porém, se for necessário, vamos tomar parte disso porque não podemos ficar sem essas câmeras."

Mendes explica que as câmeras de vigilância instaladas no Calçadão da Halfeld não só inibem a ação de vândalos como também facilitam a localização e a descoberta dos delitos no centro comercial. "O policial que está na companhia observa a ação delituosa e comunica ao policial de serviço na rua, que age imediatamente."

Segundo o comandante da 30ª Companhia da PM, responsável pelo policiamento da área central de Juiz de Fora, capitão Wallace Brandão, o fato de as câmeras de vigilância estarem desativadas não interfere no planejamento de segurança realizado na região. Brandão ressalta que a PM registrou queda de 35,5% dos crimes violentos na região central da cidade, em dois anos, em função do reforço do policiamento no local.

Histórico

O sistema está inativo desde que a sede da 30ª Companhia da Polícia Militar passou a funcionar no bairro Granbery. De acordo com Mendes, o problema estaria na transmissão das imagens até a nova sede da PM. "É necessário realizar o serviço de cabeamento do sistema até o Granbery e fazer a revisão e a reinstalação das câmeras. O que está impedindo o funcionamento das câmeras é a burocracia. Todo o serviço público tem que ser bem feito e seguir parâmetros legais para não gerar problemas depois para a própria administração pública."

As câmeras de vigilância foram instaladas no Calçadão da rua Halfeld, em 2002, pelo Conselho de Segurança da Área Central, órgão vinculado à ACEJF. De acordo com Jabour, com a desativação do conselho, o sistema de monitoramento passou a ser administrado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, desde janeiro deste ano. No fim de outubro, a responsabilidade pela gestão e manutenção dos equipamentos passou a ser da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, que abriga o Departamento da Guarda Municipal.

Retrospectiva

Os textos são revsados por Madalena Fernandes


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!