Coma pouco e durma bem Para garantir uma boa noite de sono o ideal é comer pouco e esperar pelo menos duas horas para dormir
*Colaboração
10/03/2008
Três horas da manhã e a historiadora Daniela Barbosa (foto abaixo de óculos) acorda passando muito mal. Na manhã seguinte acorda fraca e com olheiras sem entender o porquê de sua convalescência.
Fazendo uma análise do dia anterior, a moça, enfim, descobre o que aconteceu: uma bela feijoada degustada às 21h. Será que a culpa foi mesmo da feijoada ou Daniela já estaria pré-disposta a esse mal-estar?
Em uma análise rápida e superficial, a médica nutróloga Alice Amaral (foto abaixo) faria o diagnóstico sem pestanejar: a causa do mal da historiadora foi mesmo a feijoada noturna.
Alice explica que à noite o metabolismo é mais lento e alimentos gordurosos como feijoada, dobradinha e afins dificultam a digestão e provocam mal-estar. "Dormir logo após a ingestão de um prato desses pode dar azia, gases ou refluxo"
.
Por isso, o aconselhável é ouvir o velho conselho das mães e avós e deixar os banquetes para a hora do almoço, quando o organismo terá mais tempo para digerí-lo de forma adequada e garantir uma noite de sono tranqüila. "O ideal é fazer refeições leves com saladas e carnes brancas e em poucas quantidades. A sensação de peso no estômago além de desconfortável, é prejudicial à saúde"
.
Dormir com fome
Daniela tem uma rotina atribulada entre aulas e correções de provas e acaba relegando a alimentação para o segundo plano. E é aí que mora o perigo. Ao se alimentar de forma desregrada, a tendência é que apareçam sintomas desagradáveis como o que aconteceu na noite da feijoada.
"Ficar muito tempo sem comer faz mal. A pessoa deve fazer todas as refeições, ingerir pequenas porções, equilibrar os alimentos para garantir a boa forma física. Mas isso depende de vários fatores como sexo, profissão etc."
, explica.
Se a feijoada for mesmo inevitável na hora do jantar, o ideal é que a pessoa espere duas horas antes de ir dormir. "O repouso depois do almoço é importante para facilitar o processo digestivo durante o dia porque depois você fará outras atividades. O problema é que à noite não haverá mais gasto de energia"
.
Mas atenção: esperar duas horas antes de dormir depois de ter ingerido uma alimentação pesada não quer dizer praticar esportes. Sim, mais uma vez mães e avós estão certas: não se deve praticar esportes com o estômago cheio porque isso atrapalha o processo digestivo.
"Se você acaba de comer, a qualquer hora do dia, e vai nadar, por exemplo, a energia que seu corpo gastaria na digestão, será gasta na prática do esporte, atrasando o processo. Isso também não é bom para o funcionamento adequado do seu corpo"
, comenta.
Mantendo a forma
Muitas são as maneiras de se manter a forma e muitas são as dietas equivocadas que circulam nas rodas de bate-papo das academias e nas revistas especializadas. Mas é preciso ter cuidado.
Uma teoria que está na moda é a de que não se deve comer depois das 18 horas porque engorda. Alice Amaral diz que isso não passa de mais um mito. "O que vai engordar não é a hora que você come, mas o quê e quanto você come"
.
Se a pessoa fizer excessos alimentares em todas as refeições rotineiramente, ela vai engordar. Como já foi dito, é fato que o metabolismo fica mais lento à noite, mas não é o jantar que vai engordar.
"A pessoa não precisa ficar sem comer nada depois das 18 horas, o ideal é que ela faça refeições leves que não vão pesar no estômago. Dessa forma, além de dormir bem, acordará disposto e com fome, reforçando o café da manhã, que é a refeição mais importante do dia"
.
Fica o conselho para a historiadora Daniela: organize sua agenda e faça, pelo menos três refeições diárias, dando maior atenção ao café da manhã. E não coma mais feijoada à noite! Conselho seguido, tenha uma boa noite de sono!
*Marinella Souza é estudante de Comunicação Social
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!