Cânceres de mama e de próstata devem continuar sendo os mais diagnosticados no próximo ano
Repórter
Neoplasias de próstata, entre os homens, e de mama, entre as mulheres, deverão ser as de maior incidência em todo o Estado no próximo ano, segundo um mapeamento sobre o câncer. O documento foi apresentado durante o I Fórum Estadual Integrado para Prevenção e Controle do Câncer, realizado entre os dias 22 e 24 de fevereiro, em Belo Horizonte.
Entre as mulheres, são esperados 4.250 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 41 casos a cada 100 mil mulheres. Já o câncer de próstata deve acometer 5.350 homens, com um risco estimado de 53 casos a cada 100 mil homens.
Os dados revelam a realidade de Juiz de Fora, já que a cidade tem os dois tipos de neoplasia entre os mais tratados. De acordo com a coordenadora da Comissão Municipal de Oncologia, Tereza Cristina Esteves, em 2007, foram tratados 364 casos de câncer de mama e 450 de próstata. "Enquanto isso, o câncer de pulmão, um tipo mais raro, somou 96 casos." Entre as neoplasias que mais matam na cidade estão a de pulmão, de colo de útero e reto, de estômago, de mama, de próstata e da cavidade bucal.
Em 2008, Juiz de Fora registrou 621 óbitos em decorrência de câncer e, em 2009, 598 casos, segundo dados da Vigilância Epidemiológica. Embora tenha havido uma redução no número de óbitos, o responsável pelo setor de Atenção à Pessoa Ostomizada, Alfeu Gomes de Oliveira Júnior, destaca a necessidade de trabalhos intensos com relação ao combate ao câncer. "Durante o Fórum, foram estabelecidas discussões acerca do tratamento mais adequado ao paciente, da necessidade de maior financiamento do tratamento, além da adoção de ações referentes à prevenção da doença, que envolve toda a sociedade." O câncer é a segunda maior causa de morte no Estado. Segundo a coordenadora, 50% dos casos diagnosticados podem ser prevenidos. "No câncer de colo de útero, por exemplo, as mulheres devem fazer o exame preventivo e praticar sexo seguro."
Entre as mulheres, a previsão é de que aumentem os casos de câncer de colo do útero, de cólon e reto em todo o Estado. Já entre os homens devem subir os casos de câncer de traqueia, brônquio, pulmão e de estômago.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!