Dia D de vacinação contra a gripe em JF será neste sábado
Com o objetivo de imunizar idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses até 1ano 11meses e 29 dias, gestantes, mães pós-parto (até 45 dias), trabalhadores da área de saúde e doentes crônicos, como portadores de diabetes mellitus, hipertensos e outras conforme a listagem do Ministério da Saúde (MS), o dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe em Juiz de Fora será realizado neste sábado, 20 de abril. De acordo com o MS, a campanha deste ano pretende alcançar a meta de 80% de imunização, de um total de 115.041 pessoas na cidade.
O público alvo da campanha poderá se vacinar em todas as Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps), além das tendas montadas na galeria do prédio do PAM Marechal, Parque Halfeld e nas praças dos bairros Manoel Honório, na Zona Leste; Bom Pastor, na Zona Sul; e Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Bairu (ver mapas).
- Médicos de Juiz de Fora preparam ato público para o dia 25 de abril
- Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira
- Epidemia de dengue é confirmada em Juiz de Fora
Até a tarde da última quinta-feira, 18, 4.028 idosos já haviam sido vacinados na cidade, representando um total de 5,63% do total da população idosa estimada como alvo da campanha. De acordo como a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), 750 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares administrativos participaram da ação. A dose da vacina é única e anual. Não possui contraindicação, exceto para pessoas que tenham alergia a ovos, já que o imunobiológico utiliza porções inativadas do vírus influenza. O efeito ocorre a partir do décimo dia após a aplicação.
Às 9h, no Parque Halfeld, a ação contará com a presença dos secretários de Saúde do município, José Laerte Barbosa e do Governo do Estado, Antônio Jorge Marques. Além disso, uma equipe de professores de educação física da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) estará no local para animar na manhã de sábado as crianças que irão vacinar.
A campanha vai até o dia 30 de abril e as pessoas que não puderem comparecer no sábado, podem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência. Após essa data, as vacinas não estarão mais disponíveis na rede pública de saúde.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!