Estoque de sangue negativo está baixo no Hemocentro de Juiz de Fora
Editor
A Fundação Hemominas em Juiz de Fora está operando com estoque 25% abaixo do ideal, nos grupos negativos A- e O-. "Já no grupo positivo a nossa situação está confortável, mas a qualquer momento pode mudar", afirma Lidiane Moura, do setor de captação.
Segundo ela, o estoque diminuiu nos últimos dias não só porque a procura aumentou na região por causa do surto de dengue que assola a Zona da Mata, mas por conta que muitos doadores estão com suspeita de dengue e, com isso, não podem doar sangue. Entretanto, Lidiane faz um apelo: "sempre estamos precisando de doações de sangue, mas se toda população se conscientizasse, não teríamos essa queda brusca", afirma.
Caso tenha interesse em se tornar um doador, a sede do hemocentro fica na rua Barão de Cataguases, no bairro Santa Helena. O Hemominas funciona na segunda-feira, de 8h às 16h30; de terça a sexta, das 7 às 18h; sábados, das 7 às 11h.
- 199 recebe denúncias de focos do mosquito 24 horas por dia
- Mais de 40 mil alunos serão mobilizados para o combate ao Aedes aegypti nas escolas municipais
- Equipes de endemias intensificam ações nos bairros de Juiz de Fora
Quem pode doar
Pessoas entre 18 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos poderão doar, se acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização desses, com firma reconhecida em cartório. Pessoas com mais de 61 anos poderão doar se tiverem realizado, pelo menos, uma doação antes dos 60 anos. Para mais informações, ver a Portaria 2.712/2013, de12/11/2013, do Ministério da Saúde, e as normas da Fundação Hemominas.
- Quem tem e está com boa saúde;
- Quem pesa acima de 50 kg;
- Quem dorme bem na noite anterior à doação;
- Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.
Quem não pode doar
- Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época em que a pessoa tratou da hepatite A (IgM positiva).
- Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
- Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
- Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores á doação;
- Quem usou ou usa drogas injetáveis;
- Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
- Quem estiver grávida ou em período de amamentação; após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses; após cesárea, seis (6) meses;
- Quem fez qualquer exame por endoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação;
- Quem fez cirurgia por laparoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação;
- Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses anteriores à doação.
- Quem fez ou faz tratamento dentário (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!