O encantado mundo do cérebro
Não pense em uma bola rosa com riscos brancos. O cérebro e seus mistérios. Como posso pedir uma coisa e ele imaginar outra? Incrível, não? Por enquanto nem o super-computador conseguiu desvendar o enigma do seu funcionamento. Apenas mentes lógicas e criativas descobriram que os hemisférios se comunicam e trabalham juntos por meio de uma rede complexa de cabos fibrosos. Eles são complementares e trabalham juntos. Conjunto distribuído de milhares de milhões de células que se estende por uma área de mais de 1 metro quadrado. Representa apenas 2% da massa do corpo e recebe aproximadamente 25% de todo o sangue que é bombeado pelo coração.
Por meio de nossos sentidos são enviadas mensagens ao cérebro para serem decodificadas e interpretadas. Essas mensagens são transformadas em conhecimentos. Todas as lembranças da infância, adolescência ficam guardadas no cérebro. Não é fantástico?
Ele é o comandante do seu corpo. Todos os movimentos voluntários e involuntários, a coordenação psicomotora, a atenção, a concentração e percepção, são coordenados por ele.
“Você não pisca o olho sem seu cérebro ter enviado esse mandamento”.
É o órgão mais complexo do corpo humano capaz de nos dar a inteligência e presença de espírito. O hemisfério esquerdo é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. O direito, pelo pensamento simbólico e criatividade, embora pesquisas recentes estejam contradizendo isso, comprovando que existem partes do hemisfério direito destinados a criatividade e vice-versa. Nos canhotos as funções estão invertidas.
Como nessa revista estamos homenageando nossos pequeninos, os pais devem ter atenção redobrada para a saúde do cérebro em pleno desenvolvimento e crescimento intelectual. Crianças não devem ser expostas a substâncias químicas, pois causam problemas neurológicos. O chumbo, por exemplo, está associado ao desempenho escolar reduzido e com comportamento delinquente no futuro. O flúor causa decréscimo médio de QI de cerca de sete pontos.
Em todas as idades, principalmente na infância, a alimentação mais nutritiva ajuda no funcionamento do cérebro. A ação conjunta dos neurônios forma as redes neurais ou circuitos, criando cada vez mais novas conexões ao exercitá-lo. Por falar em exercício, no próximo texto vamos discorrer sobre a atividade física. Como ela é importante, quais benefícios trazem à saúde e quais doenças previne. Aguarde!
Para ter um cérebro sarado, leia, dance, desenhe, jogue baralho, xadrez, estimule a atividade dos neurônios, melhore a memória, as habilidades e o raciocínio.
Mantenha seu cérebro sadio! Sabemos tão pouco sobre nós mesmos que o que temos de informações confirmadas por cientistas e médicos devem ser filtradas e os “conselhos” seguidos. O cérebro ainda é um mistério.
Alice Amaral é Especialista em Nutrologia - Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Nutrologia; especialista em Medicina do Esporte - Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte; pós-graduada com especialização em Nutriendocrinologia Funcional e Gerenciamento do Envelhecimento Saudável.
Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!