Aprenda truques para não "beliscar"Alguns alimentos aumentam a saciedade e podem ajudar a espantar a vontade de comer várias vezes em um curto espaço de tempo

Carolina Gomes
Repórter
22/7/2010

Sabe aquela sensação de fome que aparece pouco tempo depois de uma refeição? Aquela vontade de abrir a geladeira e ver o que tem de bom lá dentro? Pois é, a compulsão por "beliscar" atrapalha a dieta e não é um hábito fácil de ser combatido.

Em alguns casos, esse hábito pode estar relacionado à ansiedade, como é o caso da jornalista Ana Carolina Durante. Depois que parou de fumar, quando está em casa, sempre procura algo para mastigar, o que significa a ingestão de alimentos calóricas. "Já cheguei ao ponto de ir ao mercado e comprar leite em pó e achocolatado para fazer receitas diferentes", afirma.

O designer Rodrigo Duque, afirma que "belisca" porque gosta, ou seja, para ele, estes são momentos prazerosos. "Não como para ficar satisfeito e sim porque gosto." Ele cita que não espera sentir fome para se alimentar, acaba comendo aos poucos.

A nutricionista Joana Kamil explica que o hábito de "beliscar" está ligado a uma rotina alimentar incorreta. "Geralmente a tendência é que isso aconteça com frequência no período noturno, quando a pessoa está em casa. Nestes casos, acaba-se unindo a falta do que fazer com a rotina incorreta durante o dia." Para tentar solucionar o costume, a sugestão da nutricionista é que as refeições sejam realizadas a cada três horas, período ideal para o organismo funcionar de forma adequada. "Se você desrespeita o horário do seu organismo, ele passa a armazenar mais nutrientes, já que o tempo sem receber alimento é grande. Isso faz engordar."

De acordo com a também nutricionista Wanessa Aquino, fracionar a dieta é o ideal para aumentar a saciadade e evitar o hábito de comer nos intervalos entre uma refeição e outra. Ela sugere que as refeições, feitas a cada três horas, sejam ricas em fibras e que o consumo de água seja abundante. "O indicado é no mínimo um litro e meio por dia."

Frutas Frutas
O segredo está na fibra

Joana revela que a principal aliada da dieta contra o ato de "beliscar" é a combinação entre rotina, água e alimentos integrais. Segundo ela, estes são ricos em fibras insolúveis, que auxiliam o funcionamento do intestino e demoram mais tempo para serem digeridas pelo organismo, aumentando e prolongando a sensação de satisfação.

A nutricionista alerta que a ingestão da fibra deve estar associada à ingestão de água, a fim de que a mesma não seque o bolo alimentar. Além disso, a mastigação deve ser bem feita, para que a fibra já comece a ser quebrada na boca, sendo, então, melhor absorvida.

Alimentos que saciam

Todos os carboidratos complexos ajudam na sensação de saciedade e diminuem a vontade de comer entre as refeições. Dentre estes alimentos, os que se destacam são os integrais, as frutas, as verduras de folhas e os grãos.

Alimentos como, aveia (em flocos grandes), frutas em geral (especialmente a laranja), arroz integral, linhaça, feijão, castanha, frutas secas e nozes estão na lista dos que auxiliam na manutenção da dieta, controlando a satisfação.

Joana dá uma sugestão de como seguir uma rotina, comendo no período correto. "No café da manhã, pode ser incluída a aveia. No meio da manhã, uma fruta é bem vinda. O almoço pode ter arroz integral e feijão. Para o lanche da tarde, um mix de cerais (castanha, passas, frutas secas). Para o lanche da noite, dê preferência a algo mais leve."

Dicas

- Tente substituir o café pelo chá. O café contém cafeína, que aumenta a ansiedade. O chá pode ser de qualquer sabor, quente ou gelado. É só tomar cuidado com o excesso de açúcar ou adoçante;

- Evita comprar guloseimas e alimentos atrativos. Não tenha à mão biscoitos recheados e alimentos gordurosos ou ricos em açúcar;

- Tenha sempre em casa frutas, verduras e legumes, de preferência já lavados, para estimular o consumo;

- Chocolate com uma porcentagem mais alta de cacau pode ajudar, já que o alimento libera serotonina, que produz a sensação de prazer. Contudo, o chocolate deve ser amargo, com 70% de cacau, e a quantidade não deve ultrapassar 30 gramas;

- Caso a vontade de "beliscar" seja incontrolável, coma uma fruta ou beba um suco. Escolha sempre um alimento saudável.

Fontes: Joana Kamil e Wanessa Aquino



Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!