Chef Caíque Fonseca prepara um Rizotim Mineiro no festival Santa Mesa
Repórter
Usar ingredientes simples com um toque de requinte. A proposta do chef Caíque Fonseca no Cozinha Show do Santa Cruz Shopping reuniu um público interessado em conhecer e também degustar um "Rizotim Mineiro" na manhã deste sábado, 27 de novembro. O prato foi o último apresentado no evento Santa Mesa, paralelo ao JF Sabor.
Proprietário do Das Haus Comedoria, Caíque propôs a preparação de um prato que incluísse ingredientes acessíveis a todos os públicos. "A gente brinca que como as pessoas acham o risoto um prato caro, a gente resolveu fazer um risotim usando ingredientes mineiros. Arroz comum, misturando uma couve, uma carne em lascas: um pernil ou uma carne de panela qualquer, um pouco de linguiça, bacon e creme de leite para que ele se aproxime do risoto italiano, ou seja, ingredientes comuns do dia a dia", diz.
- Sobremesa leve para saciar seu desejo por doce
- Polenta ao molho funghi secchi é o prato do Cozinha Show
- São Lourenço recebe a 3ª edição do Festival Degusta em outubro
O chef reforça que usar ingredientes que se aproximam do gosto popular é uma prática que atravessa a História da Gastronomia. "Apesar de ser uma pessoa da área da Gastronomia prática, percebo na história que o que perdurou não foram os pratos dos reis, mas os pratos do povo. Uma bela massa à bolonhesa tinha ingredientes que eram sobras de colheita na Itália. Os faisões, codornas, as caças, grandes pratos elaborados sumiram, porque o povo não tinha condições. Não existem mais ou acabam ficando na memória", diz.
Além disso, a ideia é associar a ingredientes que valorizam a cultura local. "Temos temperos de uma cultura muito diversificada, uma mistura de sabores muito grande e a gente pode explorar isso sem ter que buscar no exterior. Claro que usamos especiarias para ajudar no tempero, mas é interessante buscar a couve, a taioba, aquilo que está no fundo do quintal da pessoa. Todos os grandes chefs partiram para a utilização de ingredientes comuns no dia a dia", completa.
A programação do Santa Mesa é realizada paralelamente ao JF Sabor com um roteiro interno no Santa Cruz Shopping, onde as casas locais preparam pratos dentro da mesma temática seguida no festival, a gastronomia mineira. Já o Cozinha show é a grande estrela dessa parceria, pois chefs renomados estão mostrando suas habilidades e temperos bem no meio das galerias do shopping. Essa é uma forma de mostrar o melhor da gastronomia para seus clientes. Na semana passada, o chef Mateus Abdo preparou uma polentinha ao molho funghi secchi.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!