Salada é o prato ideal para o verão Leve, rica em nutrientes e fibras e pouco calórica. Para ficar em forma na estação mais quente do ano, a salada é sempre uma boa pedida

Daniele Gruppi
Repórter
Madalena Fernandes
Revisão
24/01/2009
ACESSA.com multimídia
Imprima esta receita
Em arquivo:

No verão, as saladas ganham mais adeptos do que durante as demais estações do ano. Tornam-se o prato principal de muitos juizforanos preocupados em manter a forma. E quem pensa que as saladas são compostas só por folhas, engana-se. É possível combinar diversos ingredientes e tornar a iguaria mais saborosa.

Em Juiz de Fora, os estabelecimentos que vendem saladas estão ganhando a preferência da população. A gerente de um local, Paula Nogueira, afirma que as pessoas que costumam comer na rua procuram por alimentos nutritivos, e as saladas são pedidos ideais.

Para evitar que o prato tenha um ou outro ingrediente que o cliente não gosta, o espaço serve saladas combinadas, ou seja, cada pessoa cria o seu prato, escolhendo os itens que deseja degustar.

São mais de 80 ingredientes oferecidos, entre eles legumes e folhas, proteínas, carboidratos, frutas e ervas, dentre outros nutrientes. Um alimento completo.

Para dar um toque especial, o tempero faz toda a diferença. Paula afirma que o molho básico para temperar a salada dever ser à base de azeite, ervas, vinagre, limão e sal. Para quem quer incrementar, ela dá outras opções, como o molho light (iogurte, requeijão light, sal, azeite e vinagre), alemão (ervas finas, iogurte e limão), francês (azeite, cebola, ervas, mostarda e vinagre), argentino (alho, azeite, salsa e vinagre), oriental (cebola, creme de leite, ervas e maionese) e vinagrete (azeite, tomate, pimentão, cebola e sal).

Prepare a sua!

Paula dá sugestão de uma salada. Os ingredientes são alface, cenoura crua, cenoura cozida, palmito natural, rúcula, macarrão parafuso, salsinha, cebolinha, queijo minas, tomate seco, azeitonas, lombinho canadense, mamão, passas e manga.

Foto dos ingredientes Foto do primeiro preparado Foto da salada colocando o tomate seco

O alface e a rúcula são as bases da salada. Após lavar as folhas com água corrente e deixar de molho na água sanitária, misture-as com a cenoura ralada, macarrão, salsinha e a cebolinha. Adicione o tempero. Depois, comece a montar. Em uma travessa, coloque o primeiro preparado e acrescente os demais alimentos.

A saladeira Luciana Frizero afirma que vale usar a criatividade para montar a salada, a fim de deixá-la mais atrativa. Fácil de preparar, nutritiva, leve, pouco calórica - difícil resistir! Para acompanhar, Paula recomenda o suco natural.


Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!