Ninho de batata coberto com tomate ácido é para comer também com os olhos
Cansou daquele purê de batatas sem graça? Então a coluna de hoje vai dar uma incrementada para deixá-lo diferente e surpreender todos a mesa.
O purê vai virar a batata duchesse, receita que surgiu em homenagem à Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria, que, por sua vez vira a batata marquis.
Um ninho feito com o purê e ovos, assado em espiral, é a duchesse. Ao receber os tomates picados, por cima, transforma-se em batata marquis ou marquesa, como passei a chamar.
Como acompanhamento, essa receita serve seis, mas pode ser almoço suficiente para até três pessoas. Fica pronta em 45 minutos, em uma hora no máximo.
Ingredientes
- 1 kg de batata
- 450 gramas de tomate
- 1/2 cebola roxa média
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de leite
- 3 gemas
- Sal e pimenta do reino a gosto
Passo a passo
Vamos começar com as batatas. Lave 1kg de batata inglesa, que é a mais indicada para purês, coloque em uma panela com água fria até que suba a fervura e deixe fervendo até que fique macia, por mais ou menos 20 minutos.
Agora, vamos preparar os tomates. Ferva água em quantidade suficiente para cobri-los.
Para facilitar a retirada da pele, faça um risco em forma de cruz na parte de baixo do tomate. Assim que a água começar a ferver, deixe os tomates submersos de 20 a 30 segundos e, em seguida, retire. Se tiver passado um pouco do tempo, mergulhe os tomates em água gelada para impedir o cozimento.
Tire a pele dos tomates, que deverá sair bem facilmente. Parta-os em quatro partes e, depois que retirar também as sementes, pique em cubinhos. Reserve.
Pique meia cebola roxa. Aqueça 1 colher de sopa de azeite e frite a cebola, mexendo constantemente por dois minutos.
Adicione o tomate picado e desligue o fogo. Manter o tomate na panela aquecida vai ajudar a tirar um pouco a umidade do tomate, sem perder a textura e a acidez.
Pré-aqueça o forno a 220o C.
A batata já deve estar cozida. Retire da panela, deixe esfriar um pouco e depois descasque.
Olha a dica para você não perder tempo: Se for usar o espremedor, pode tirar grosseiramente a casca. O que sobrar dela na batata fica no espremedor. Se estiver muito sem tempo, não precisa nem retirar. Nesse caso, a casca fica toda no fundo, acaba entupindo e desperdiçando um pouco.
Depois de amassadas, junte duas gemas, quatro colheres de sopa de leite, duas colheres de sopa de manteiga e tempere com sal e pimenta do reino moída a gosto. Misture.
Encha de purê um saco de confeiteiro com bico pitanga médio, aquele que parece uma estrela.
Forre uma forma com papel manteiga e pincele manteiga. Pode ser feito diretamente na assadeira bem untada, mas com o papel solta mais fácil.
Faça os ninhos, que podem ser mais altos, espremendo o saco de confeitar. No forno eles vão assentar um pouco, perdendo a altura.
Misture a gema de ovo restante com um pouco de água e pincele sobre os ninhos. Cuidado para não esfregar e acabar destruindo as marcas do ninho. Elas ficam crocantes depois de assar e perder isso não dá.
Leve ao forno para assar por 10 minutos, retire do forno e coloque o tomate dentro do ninho. Volte para o forno por mais 10 minutos ou até que o ninho esteja levemente dourado.
Ao servir, regue com azeite e pimenta do reino.
Nos vemos na próxima! Tchau!
- Um bom caldo caseiro é a base para pratos fantásticos
- A resposta para aproveitar o que já tem em casa é quiche
- Nhoque com inspiração praiana para comemorar com o paizão
Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!