Felipe Reis Felipe Reis 6/4/2013

Pudim diferente garante um bom prato em qualquer hora do dia

Pudim de brócolisHoje a nossa coluna tem o cheiro, o gosto e a cara do outono. Bem, se fosse possível transformar o outono em uma receita, para mim, seria essa. O pudim de brócolis – quem disse que todo pudim precisa ser doce? – é uma adaptação de uma das minhas receitas mais queridas e que mais faço em casa.

Além da praticidade, o que mais gosto dela são o ânimo e a alegria que sinto no perfume que sai do forno enquanto assa e, naqueles dias em que o friozinho chega, da sensação de coração quente já na primeira garfada.

A diferença da torta de brócolis – de onde vem a adaptação - para este pudim é a maneira de fazer, além de alguns ingredientes. Ambas são feitas com pão de forma, mas, na torta, os pães são dispostos lado a lado e fazem uma camada no fundo, enquanto no pudim, são picados grosseiramente e misturados ao resto dos ingredientes. Na torta, costumo colocar requeijão, mas, para o pudim, preferi substituí-lo por um queijo mais saboroso, o gruyère.

De um jeito ou de outro, ao terminar de montar, você deve deixar descansar por meia hora para que o pão absorva bem o líquido e se encha de sabor. Se estiver com um pouco de pressa, você pode pular essa etapa e levar ao forno quando terminar o preparo. De uma hora e dez, o tempo diminui para 40 minutos.

O pudim de brócolis é um excelente acompanhamento para um frango assado e é tão versátil que, até sozinho, serve para tudo. Café da manhã, almoço, lanche ou jantar. Para meus amigos que estão sempre pedindo a receita da torta, ela já é clássica. Agora, o pudim vai ser um segredo nosso.

Pudim de brócolis

Ingredientes

  • 10 a 12 fatias de pão de forma;
  • 1 tomate;
  • 2 xícaras de brócolis cozido;
  • 1 cebola roxa;
  • 1 xícara de leite integral;
  • 1/2 xícara de creme de leite;
  • 1/4 xícara de manteiga sem sal;
  • ¾ xícara de queijo parmesão ralado;
  • 3 ovos;
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • 2 xícaras de queijo gruyère ralado.

Passo a passo

Unte uma assadeira grande com um pouco de óleo ou manteiga. Começe com as fatias de pão de forma. Retire as cascas, se preferir, depois corte-as em cubos ou rasgue-as grosseiramente. Use entre 10 a 12 fatias de pão branco, integral ou com grãos.

Fatie uma cebola roxa. Corte um tomate maduro em cubos. Acrescente duas xícaras de florete de brócolis cozido e reserve. DICA: Para cozinhar o brócolis, ferva água e coloque uma pitada de bicarbonato de sódio para deixar seu brócolis bem verdinho. Retire após quatro ou cinco minutos para um brócolis al dente e crocante. Escorra. Como a receita vai ao forno, esse brócolis não precisa estar muito cozido. Nesse caso, deixe em água fervente por apenas três minutos e, depois, passe em água fria para interromper o cozimento.

Misture uma xícara de leite integral com meia xícara de creme de leite. Adicione dois ovos e uma gema. Por último, 1/4 xícara de queijo parmesão ralado e meia colher de chá de sal. Derreta ¼ de xícara de manteiga sem sal e acrescente o brócolis, cebola e tomate. Com cuidado, coloque o pão e vá misturando para a manteiga incorporar bem no pão. Não empurre para baixo ou aperte o pão.

Misture duas xícaras de queijo gruyère ralado – pode ser prato ou muçarela também. Se for comprar, prefira os queijos nessa ordem. Caso contrário, pegue o que tiver em casa, desde que seja desses mais duros e que derretam.

Empilhe na assadeira e cubra com a mistura de leite, tentando revestir todas as partes do prato. Polvilhe o restante do parmesão por cima e deixe descansar durante 30 minutos em temperatura ambiente – como já disse, você pode assar direto, assim que terminar a montagem, mas o pudim quando descansa e absorve os sabores é bem diferente.

Pré-aqueça o forno a 200°C. Leve para assar entre 30 e 40 minutos, até estar firme e bem dourado. Se ainda estiver líquido, deixe por mais 10 minutos. Deixe esfriar um pouco antes de servir com uma salada de folhas verdes.

10 a 12 fatias de pão de forma; 1 tomate; 2 xícaras de brócolis cozido; 1 cebola roxa; 1 xícara de leite integral; 1/2 xícara de creme de leite; 1/4 xícara de manteiga sem sal; 3 ovos; ¾ xícara de queijo parmesão ralado; 1/2 colher de chá de sal; 2 xícaras de queijo gruyère ralado. Unte uma assadeira grande com um pouco de óleo ou manteiga. Começe com as fatias de pão de forma. Retire as cascas, se preferir, depois corte-as em cubos ou rasgue-as grosseiramente. Use entre 10 a 12 fatias de pão branco, integral ou com grãos. Fatie uma cebola roxa. Corte um tomate maduro em cubos. Acrescente duas xícaras de florete de brócolis cozido e reserve. Misture uma xícara de leite integral com meia xícara de creme de leite. Adicione dois ovos e uma gema. Por último, 1/4 xícara de queijo parmesão ralado e meia colher de chá de sal. Derreta ¼ de xícara de manteiga sem sal. E acrescente o brócolis, cebola e tomate. Com cuidado, coloque o pão e vá misturando para a manteiga incorporar bem no pão. Não empurre para baixo ou aperte o pão. Misture duas xícaras de queijo gruyère ralado – pode ser prato ou muçarela também. Empilhe na assadeira e cubra com a mistura de leite, tentando revestir todas as partes do prato. Polvilhe o restante do parmesão por cima e deixe descansar durante 30 minutos em temperatura ambiente. Pré-aqueça o forno a 200°C. Leve para assar entre 30 e 40 minutos, até estar firme e bem dourado. Se ainda estiver líquido, deixe por mais 10 minutos. Deixe esfriar um pouco antes de servir com uma salada de folhas verdes.


Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias

ACESSA.com - Pudim diferente garante um bom prato em qualquer hora do dia

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!