Pêra Asiática Pêra com cara de maçã e sabor adocicado
*Colaboração
11/04/2008
O nome é pêra, a cara de maçã, a cor é de laranja e o gosto é inigualável. Esta é a pêra asiática, que chegou ao Brasil, importada do Japão há cerca de 40 anos. Pouco conhecida, a fruta é cultivada em São Paulo e no sul do país porque precisa de clima mais frio para se desenvolver.
Segundo a nutróloga Alice Amaral, é uma fruta pouco calórica, rica em potássio, sódio, cálcio, enxofre, fósforo, magnésico, silício, vitaminas A, C e as do complexo B. Devido a essas propriedades, é uma fruta muito nutritiva e que faz muito bem à saúde. "Ela evita prisão de ventre, hipertensão arterial e também é tem efeito diurético e terapêutico no tratamento da diverticulite"
, explica.
O comerciante Cláudio Marinho afirma que a pêra asiática é bem diferente da nacional. "Ela é mais arredondada, tem uma cor diferente, a polpa é mais firme, o sabor é mais gostoso e muito diferente da outra"
, descreve. Cláudio diz que a fruta, apesar de pouco conhecida, tem uma boa saída. "Não é como a outra, mas sai bem"
, diz.
Para a nutricionista Wanessa Aquino seria muito interessante que as pessoas passassem a consumir a fruta com mais frequência. "Além de nutritiva, ela é rica em fibras na casca e é rica em água, por isso tem capacidade de hidratar"
, acredita.
Além disso, Alice acrescenta que a pêra asiática é uma excelente fonte de cálcio, fundamental para fortificar ossos e dentes. Já a pêra nacional, é rica em fósforo, mineral de grande importância no metabolismo. Apesar de seu sabor adocicado, a pêra asiática, em si, não é uma fruta rica em calorias. "A forma como a pessoa vai ingerir a fruta é que a torna mais ou menos calórica"
. Alice acrescenta que a pêra asiática é muito refrescante e pode ser usada de várias maneiras como sucos e doces.
Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!