Polêmico aplicativo Secret sai do ar na App Store
O polêmico aplicativo Secret, que permite ao usuário compartilhar segredos de forma anônima na internet, foi retirado na AppStore, loja de aplicativos da Apple. Após a justiça do Espírito Santo determinar que a ferramenta deve ser removida de todas as lojas de apps para smartphones nos próximos oito dias.
A Apple tomou a decisão pois, segundo a justiça, a multa diária seria de R$ 20 mil para as empresas que descumprissem o acordo. Isso não impede, no entanto, quem tenha uma conta internacional na App Store de baixar o aplicativo sem qualquer dificuldade. A justiça também determinou que o aplicativo fosse desinstalado remotamente dos celulares nos quais ele já está presente. Contudo, não há relatos de que isso de fato aconteceu.
- Aplicativo obriga crianças a atenderem ligações dos pais
- Acessório promete carregar bateria de diversos celulares pelo ar
- Pais afirmam que jogar videogame com filhos aproxima relação
Por outro lado, na Google Play, loja de aplicativos para dispositivos Android, o polêmico app continua disponível para download e não há qualquer informação sobre sua provável remoção da loja. Na loja do Windows Phone, uma ferramenta similar, o Cryptic, também teve seu nome citado pelo Ministério Público e a Microsoft está sujeita à mesma multa caso não faça a remoção de loja.
Entenda a polêmica
O juiz Paulo Cesar de Carvalho, da 5ª Vara Cível de Vitória (ES), acatou na última segunda-feira, 18 de agosto, uma ação do Ministério Público estadual que pede a proibição do aplicativo Secret no Brasil. A alegação é de que o aplicativo permite o anonimato, proibido pela Constituição. Em sua decisão, o juiz afirma que "a utilização do aplicativo inviabiliza, ou pelo menos torna extremamente difícil, a possibilidade de obter indenização por dano material ou moral".
O Secret foi lançado no início do ano nos Estados Unidos, mas chegou oficialmente ao Brasil há cerca de dois meses. Desde então, o app tem sido alvo de polêmica devido a casos de bullying com divulgação de informações falsas e fotos de alguns de seus usuários.
A ideia original do Secret é compartilhar segredos de forma anônima com conhecidos. O usuário não fornece nenhum dado pessoal. Os segredos são vistos pela lista de contatos do usuário. No entanto, como toda ação na internet deixa rastros, a empresa responsável pelo aplicativo pode identificar o responsável pela postagem através do IP ou da associação com o Facebook e número de telefone.
Com informações do Tecmundo e do Portal O Dia.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!